Sexta-feira, 29 de Março de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

Corrida de Toiros em VI Festa do Forcado - Montijo no dia 28 de Setembro de 2013 às 15:00h
28 de Setembro de 2013 - 15:00h Tipo de Evento: Corrida de Toiros - Local: VI Festa do Forcado - Montijo
VI Festa do Forcado - Montijo

Forcados Amadores de:

Académicos de Elvas
Alcochete
Alter do Chão
Amareleja
Aposento do Alandroal
Aposento do Barrete Verde de Alcochete
Aposento da Chamusca
Aposento da Moita
Arronches
Arruda
Azambuja
Beja
Caldas da Rainha
Cascais
Chamusca
Clube taurino Alenquerense
Coimbra
Coruche
Évora
Moita
Monforte
Monsaraz
Montemor
Montijo
Portalegre
Póvoa de São Miguel
Ramo Grande
Real Moura
Redondo
Ribatejo
Safara
Salvaterra
Santarém
São Manços
T.T. Montijo
T.T. Terceirense
Tomar
Vila Franca

Observações:

A Festa do Forcado nasceu há seis anos na Arena de Évora, em pleno coração do Alentejo, com o obectivo de criar um dia de  verdadeira festa e de enaltecimento dos valores da atitude, do companheirismo e a humildade que caracteriza esta figura tão  querida e respeitada da nossa Festa, que é o Forcado Amador.

O ano passado a Festa do Forcado chegou ao Campo Pequeno - Primeira Praça de Toiros do País - e aí ganhou uma nova dimensão, com fois dias de grande emoção, com diferentes expectáculos, pontos de interesse e que se traduziram num grande ambiente vividos por quem partilha o saber, a coragem, a valentia, o espírito romântico e a amizade que formam esta grande família  do Forcado.

Este ano na sua VI edição, a Festa do Forcado viaja até ao Montijo - terra conhecida pelas suas fortes tradições e ligações à Forcadagem - e realizar-se-á na Monumental Praça de Toiros Amadeu Augusto dos Santos.

A VI Festa do Forcado será mesmo o ponto alto do dia de encerramento das Festas de S. Pedro no Montijo, estando todo o público convidado a assistir ao emblemático "Torneio de Cernelhas" (onde estará em disputa o prestigiado Troféu António José da Veiga Teixeira), à execução de "Sortes Antigas", À apresentação de "Grupo de Forcados do Futuro", do "Grupo de Forcados de Antigas Glórias", bem como a presenciar outras grandes surpresas preparadas pela empresa Terra Brava e Tauromania, numa parceria com a Aplaudir.

Será, sem dúvida, um grande dia para todos aqueles que são, foram ou querem ser Forcados e para todos aqueles que admiram esta fígura ímpar e nobre da tauromaquia portuguesa.

VI Festa do Forcado - Um dia pleno de emoção e de exaltação ao Forcado Amador!

Programa:
13h00m -
1. Almoço das tertúlias do Montijo/Grupos de Forcados (porco no espeto / música ao vivo / animação);

15h00m -
2. VI Torneio Pegas de Cernelha - 38 Grupos de Forcados Amadores disputam entre si o prémio para a melhor parelha: (por ordem alfabética)
Académicos de Elvas; Alcochete; Alter do Chão; Amareleja; Aposento do Alandroal; Aposento do Barrete Verde de Alcochete; Aposento da Chamusca; Aposento da Moita; Arronches; Arruda; Azambuja; Beja; Caldas da Rainha; Cascais; chamusca; Clube taurino Alenquerense; Coimbra, Coruche; Évora; Moita; Monforte; Monsaraz; Montemor; Montijo; Portalegre; Póvoa de São Miguel; Ramo Grande; Real Moura; Redondo; Ribatejo; Safara; Salvaterra; santarém; São Manço; T.T. Montijo; T.T. Terceirense; Tomar; Vila Franca.

Júri: Luís Gameiro; João José Comenda; António José Casaca; José Ribeiro da Cunha; António José Pinto.

Prémio "VI Troféu António José da Veiga Teixeira" para a melhor parelha de cernelheiros e a presença no Campo Pequeno na Tradicional Corrida de Toiros do Emigrante (8 de Agosto).

3. Reviver "Sortes Antigas" - Casa da Guarda; Pega de Costas; Pega na Cadeira - a serem realizadas pelos Grupos de Forcados Amadores de: Chamusca, Montijo e Monforte.

4. Grupo de Veteranos - Execução de um Grupo de Forcados composto por antigas glórias.

5. Forcados do Futuro - Os mais novos mostram que esta tradição única em Portugal está viva e para continuar.

6. Mesa da Tortura - Sorte tradicional realizada pelas tertúlias do Montijo.

Localização:

GPS: 38.708034, -8.964761

Ver mapa maior
Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.