Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

Homenagem a um grande Senhor Fernando Palha

Breve biografia de um Ganadeiro, Aficionado e amigo
13 de Fevereiro de 2016 - 18:10h Pedaços de história por: - Fonte: Taurodromo.com - Visto: 4159
Homenagem a um grande Senhor Fernando Palha

Fernando de Castro Vanzeller Pereira Palha

Nasceu a 13 de abril de 1932 em Castanheira do Ribatejo, Vila Franca de Xira, tendo como sua residência oficial a Quinta das Areias em Vila Franca de Xira Bisneto de José Pereira Palha Blanco, tornou-se ganadeiro e responsável durante muitos anos pelos destinos da Ganadaria da Quinta da Foz, a qual era propriedade dos Herdeiros de D. Maria do Carmo Palha. O nome de Quinta da Foz além de ser o nome da referida ganadaria, era igualmente o nome de uma herdade que ficava em Benavente, onde pastava o efetivo da referida ganadaria, a qual alguns anos mais tarde, teve que abandonar esta propriedade, indo inicialmente para a Herdade da Machoa, até ter sido possível arranjar outra herdade para o efetivo. Esta ganadaria tem uma grande variedade de capas ou pintas, como o Jabonero, Berrendo em Negro aparejado, Sardos, Capirotes, Chorreados, Coloraus olho de perdiz, Cardeno entrepelado, etc, sendo a única em Portugal com Pura Casta Vasqueña (Duque de Veragua).

Entre os anos de 1950 e 1954 foi cavaleiro amador, tendo atuado várias vezes em público, e posteriormente dedicou-se à atividade de criar reses bravas.

Foi igualmente durante vários anos responsável pela organização de Festas Camperas, que tiveram lugar na Quinta da Foz, onde se realizava toureio a cavalo, toureio a pé, acosso e derribo, pegas, e sempre agradáveis e salutares convívios entre as gentes da Festa de Toiros e os aficionados anónimos, pois havia sempre um grande respasto à disposição dos participantes.

Foi nesta Quinta que Eu  como aficionado e Presidente da Direçao de Os Maletilhas Grupo Taurino sediado na cidade de Setúbal, tive o prazer de conviver e fazer amizade com o Senhor Fernando Palha, tendo a oportunidade por várias vezes organizar um Convivio Taurino para os Sócios e seus familiares.

Foram sempre jornadas de campo muito bem passadas as que se realizaram na referida Quinta, pois o Senhor Fernando Palha era um grande Senhor, um Grande Aficionado e sempre gostou muito de receber bem na sua casa. Nao esquecerei o primeiro convívio taurino que teve lugar na Quinta da Foz a 1 de maio de 1988, no qual depois de uma visita ao campo e em campo aberto todos poderam ver passar o efetivo da ganadaria e posteriormente assistir a uma tenta que contou com a participação dos Senhores Armando Soares, José Luis Gonçalves, Rafael Trancas, Joaquim Monsareno e Joaquim Pedro Torres.

Nesta hora dificil e ao perdermos um amigo e um grande Senhor, quero deixar aqui esta breve biografia.

À sua excelentissima Família apresento os meus sinceros pesâmes.

Foto: Fonte Mundotoro

Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.