Sexta-feira, 29 de Março de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

Manuel Prieto , o criador do Toro Osborne.

O desenhador y publicitário Manolo Prieto cria para a marca Osborne, a mundialmente famosa silueta de toro.
18 de Julho de 2014 - 20:31h Pedaços de história por: - Fonte: Taurodromo.com - Visto: 2354
Manuel Prieto , o criador do Toro Osborne.

Manuel Prieto Benítez, nasceu em El Puerto de Santa María, provincia de Cádiz na Andaluzia no ano de 1912.

Trabalhou e fez a sua aprendizagem com o seu mestre D. Emeterio Melendreras, na revista de âmbito publicitário que este dirigia com o nome de“Arte Comercial”, sendo também conhecido pela vasta obra na medalhistica, ilustraçoes e “carteles publicitários”, entre os quais os das corridas de toiros.

Manolo Prieto, colaborou também com o Partido Comunista Espanhol de que era militante, tendo efectuado vários trabalhos de apoio aos exércitos e causas republicanas durante a guerra civil espanhola, publicando trabalhos no “Alta Voz del Pueblo” e “El Sol”.

Trabalhou durante o “franquismo” na “Fábrica Nacional de la Moneda y Timbre”, tendo ganho vários prémios pelos trabalhos de escultura de medalhas e granjeado enorme reconhecimento.

Em El Puerto de Santa María existe uma fundaçao com o seu nome, onde estao expostas várias obras do artista e desenhador.

Em 1956 criou a silueta mais famosa de Espanha a do” Toro Osborne” ,com o objectivo de servir de imagem comercial de empresa fundada por Thomas Osborne Mann, que desde 1772 se radicou em Cadiz como comerciante de vinhos, licores y bebidas.

Durante os anos 60 estas siluetas ocupavam as bermas das estradas em número significativo, todavia uma alteraçao legislativa, obrigou e proibiu a publicidade nas bermas, sendo a Casa Osborne obrigada a retirar e deslocar esses toros para distancias maiores, obrigando a aumentar a sua dimensao para que pudessem ser facilmente ser avistadas.

Recentemente por sentença judicial de um tribunal espanhol, esta silueta foi considerada “património cultural y artistico delos pueblos de España” continuando a Casa Osborne a garantir e manter estas extruturas, agora de construçao metálica e com cerca de 14 metros de altura, podem ser avistados nas várias provincias espanholas junto das principais estradas e auto-estradas.

Manolo Prieto faleceu em Madrid no dia 5 de Maio de 1991.

 

 

 

Fontes: Revista "Sábado" y Wikipédia

 

Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.