Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

"El Che", assiste a uma corrida de toiros em Las Ventas...

Ernesto Guevara de la Serna, assiste a uma corrida de toiros em las Ventas em pleno regime Franquista!
20 de Agosto de 2014 - 13:25h Pedaços de história por: - Fonte: Taurodromo.com - Visto: 2353

Ernesto Guevara nasceu na Argentina no ano de 1928, na provincia de Rosário, a terceira cidade mais populosa da Argentina.

Era filho de Ernesto Rafael Guevara Lynch e Célia de la Serna, ambos de origem na classe alta e abastada argentina y boliviana, tendo mais quatro irmaos menores, duas raparigas e dois rapazes.

Seus pais eram agricultores e grandes proprietários de “fincas” de exploraçao e cultivo de “yerbamate”, um tipo de planta usada para fazer chá, planta já usada pelos antigos habitantes índios das regioes contíguas ao rio Paraná.

Passou a sua infância e juventude na cidade de Córdoba, provincia central da Argentina, cidade escolhida para residência da familia, dada a sua altitude e ar puro de que “Ernestito” necessitava, pois sofria intensamente de asma.

Apaixonado por viagens e aventuras, pela literatura de Júlio Verne, Kafka, Sartre e Marx, muito cedo o seu carácter rebelde se manifestou, quer nas atitudes quer nos comentários conflituosos que disparava nas ocasioes mais inconvenientes, sem olhar aos efeitos que estes provocariam.

Estudou medicina na Universidade de Buenos Aires, tendo-se tornado médico no ano de 1953, encetando, a partir daí, um conjunto de viagens por toda américa latina, viajando practicamente sem dinheiro e trabalhando como fotógrafo, médico, músico e fazendo de tudo um pouco, viagens essas que serviram para “El Che” tomasse consciência dos problemas politico-sociais dos povos sul-americanos.

Em 1955 conheceu Raúl Castro e imediatamente se uniu ao movimento que se propunha derrotar o ditador cubano Fulgêncio Baptista, seguindo para Cuba, onde encetaram com Fidel Castro, Camilo Cienfuegos e outros, a luta armada que levaria a revoluçao cubana ao êxito.

Ocupou para o governo cubano várias funçoes como responsável do ministerio da indústria, comércio e relaçoes exteriores, o que o levou, uma vez mais, a viajar por toda a América do Sul, África e Europa com o objectivo de conhecer as várias realidades económicas, culturais e politicas desses estados.

Em Espanha “El Che” assistiu a uma corrida de touros em “Las Ventas” acompanhado por membros da policia secreta de Franco, dada uma certa simpatia que o próprio Franco sentia pela revoluçao cubana, por estranho que possa parecer, uma vez que a ex-colónia espanhola se teria tornado independente com o apoio dos E.E.U.U., facto nunca bem “ digerido” pelo povo espanhol e o próprio regime franquista.

Considerado pela maioria como o último herói romântico do século XX, imortalizado pela magnifica e sobejamente conhecida foto de Alberto korda, Ernesto Guevara de la Serna foi assassinado no dia 9 de Outubro de 1967 em La Higera, Bolivia.

 

Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.