Julio Aparício Martínez, nasceu em Madrid em 13 de Fevereiro de 1932.
Filho do novilheiro e bandarilheiro Julián Aparício Nieto, apresentou-se pela primeira vez no dia 6 de Maio de 1948 em Puertollano, Cuidad Real tendo nesse mesmo dia alcançado o triunfo e cortado três orelhas.
Apresentou-se na sua Madrid natal em 19 de Junho de 1949, tendo tomado a alternativa em 12 de Outubro de 1950 na Praça de Toiros de Valência, lidando o toiro “Farruquero” da ganadaria “Urquijo” tendo cortado 4 orelhas e um rabo.
Foi seu padrinho de alternativa Joaquin Rodríguez “Cagancho”, tendo também tomado a alternativa nessa mesma tarde Miguel Baéz “El Litri”. Confirmou essa mesma alternativa em 19 de Maio de 1951 na Praça de Toiros de Madrid, pelas maos de Manolo González Cabello e “El Litri” lidando o toiro “Cachifo “ de Moreno Urquijo.
Toureou em vários países do Mundo, entre os quais o Líbano ( 3 vezes ), México e Américas, tendo saído pela porta grandeem Las Ventassete vezes.
Granjeava de grande popularidade em França, Barcelona, Madrid, todavía em Sevilla nunca conseguiu verdadeiramente o nível de ”afición e cariño” outras praças.
O seu toureio era poderoso, com casta, elegante, dominador com estilo e qualidade tendo-se retirado sem nunca ter recebido um aviso.
Sofreu gravissimas colhidas ao longo da sua carreira, tendo-se retirado das arenas em 1969.Dedicou-se à criação de gado bravo e manso e à agricultura após a sua retirada.
É pai do matador de toiros Júlio Aparício Díaz e de Kika Aparício, fruto do seu casamento com a bailarina de flamenco Malena Loreto.