Quarta-feira, 24 de Abril de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

"Bombito" colhe mortalmente Varélito.

Recordando a colhida mortal de Varélito durante a Feira de Sevilha em 1922
06 de Abril de 2012 - 12:44h Pedaços de história por: - Fonte: - Visto: 2201

No dia 22 de Abril de 1922, o matador de toiros “sevillano” Manuel Varé García “Varelito” foi colhido pelo toiro “Bombito” da ganadaria Guadalest.

Nascido em Sevilha, no Barrio de Tirana, apresentou-se em Madrid a 27 de Junho de 1913, lidando toiros da ganadaria portuguesa “Palha” e, algum tempo mais tarde, conseguiu “doctorarse” como matador de toiros, tendo como padrinho o grande Joselito “El Gallo”.

Os toiro lidados na tarde de 26 de Setembro de 1918, foram da ganadaria “García de la Loma“e o toiro chamava-se “Flor de Jara”, tendo também tirado alternativa nessa mesma tarde Domingo Gonzalez “ Dominguín”.

Sofreu várias colhidas durante as temporadas seguintes e, em 1922 foi contratado para a Real Maestranza para 4 tardes durante a feira de Abril, vindo numa dessas lides a ser “corneado” no ânus, tendo falecido no dia 15 de Maio após enorme agonia e para desepero dos médicos que o assistiam.

Vítima de enormes críticas do público, público esse que estava ainda na “ressaca” da morte de Joselito “El Gallo”, a sua morte causou grande ressentimento e arrependimento a esses mesmos aficionados e críticos.

No país vizinho existe uma marca de anis com o seu nome em jeito de homenagem a este malogrado toureiro “Trianeiro”.

 

Fontes: Portal Taurino e F. Barona

 

Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.