Terça-feira, 23 de Abril de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

Sidney Franklyn, El torero "yanquí "

Recordando o toureiro e matador de toiros de Brooklyn, Nova York.
01 de Setembro de 2011 - 11:27h Pedaços de história por: - Fonte: - Visto: 1821
Sidney Franklyn, El torero

Sydney Franklyn foi um toureiro “estadounidense “ nacido em Brooklyn, Nova York no mes de Junho de 1903.

De origem russa e judaica, também lhe foi atribuido, um pouco depreciativamente, o nome de “El torero de la Torah“, uma vez que profesaba a religiao judaica.

Tirou a alternativa no México, onde toureou durante várias temporadas, sendo seu mentor Gaona " El Califa de ´León", actuando pela primeira vez na “Maestranza” no dia 9 de Junho de 1929.

Anos mais tarde, em 18 de Julio de 1945, tirou a sua alternativa “española” na praça de toiros de Madrid, tendo como padrinho “ El Estudiante” , lidando o toiro “Tallealto” de Sánchez Fabré.

Durante a guerra civil española, acompanhou Ernest Hemingway nas suas deâmbulaçoes por Madrid, servindo de “intendente” a este escritor que manifestamente, nutria simpatias pelos republicanos, pese embora as dificultades inerentes à falta de víveres e abastecimentos nessas datas, nunca faltou “Whisky Escoçés”, nem boa comida a estes dois americanos durante o conflicto.

Mais tarde voltou a Espanha e à capital andaluza, onde deu uma entrevista ao jornal “El Ruedo” na qual e sem qualquer problema, manifestou a sua admiraçao pelo regime de Francisco Franco.

Voltou a “vestirse de luces”e a tourear em Tánger no ano de 1959, regresando ao finalmente ao México, onde continuou a sua carreira.

Tentou promover a "Festa de Toiros" nos E.E.U.U. mas as suas reunioes e palestras saldaram-se por autênticos fiascos, dado o desinteresse do público americano.

Faleceu em Abril de 1976 no asilo para ancianos Village Nursing Homeem Nova York   

Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.