Sydney Franklyn foi um toureiro “estadounidense “ nacido em Brooklyn, Nova York no mes de Junho de 1903.
De origem russa e judaica, também lhe foi atribuido, um pouco depreciativamente, o nome de “El torero de la Torah“, uma vez que profesaba a religiao judaica.
Tirou a alternativa no México, onde toureou durante várias temporadas, sendo seu mentor Gaona " El Califa de ´León", actuando pela primeira vez na “Maestranza” no dia 9 de Junho de 1929.
Anos mais tarde, em 18 de Julio de 1945, tirou a sua alternativa “española” na praça de toiros de Madrid, tendo como padrinho “ El Estudiante” , lidando o toiro “Tallealto” de Sánchez Fabré.
Durante a guerra civil española, acompanhou Ernest Hemingway nas suas deâmbulaçoes por Madrid, servindo de “intendente” a este escritor que manifestamente, nutria simpatias pelos republicanos, pese embora as dificultades inerentes à falta de víveres e abastecimentos nessas datas, nunca faltou “Whisky Escoçés”, nem boa comida a estes dois americanos durante o conflicto.
Mais tarde voltou a Espanha e à capital andaluza, onde deu uma entrevista ao jornal “El Ruedo” na qual e sem qualquer problema, manifestou a sua admiraçao pelo regime de Francisco Franco.
Voltou a “vestirse de luces”e a tourear em Tánger no ano de 1959, regresando ao finalmente ao México, onde continuou a sua carreira.
Tentou promover a "Festa de Toiros" nos E.E.U.U. mas as suas reunioes e palestras saldaram-se por autênticos fiascos, dado o desinteresse do público americano.
Faleceu em Abril de 1976 no asilo para ancianos Village Nursing Homeem Nova York