Quinta-feira, 28 de Março de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

Lagartijo vs Murciélago

Lembrando o grande matador de toiros Rafael Molina Sánchez "Lagartijo"
16 de Março de 2011 - 22:42h Pedaços de história por: - Fonte: - Visto: 2219
Lagartijo vs Murciélago

Rafael Molina Sánchez , nasceu em Córdoba no dia 27 de Novembro de 1841.

O seu apodo de “Lagartijo” deve-se á sua vivacidade, rapidez e argúcia para os movimentos e para o toureio. Foi novilheiro, pertencendo a várias quadrilhas, como a de “Pepete” e António Carmona ( Hnos. Carmona ).

Tirou alternativa em 29 de Setembro de 1862 na Praça de toiros de Ùbeda, sendo seu padrinho “ El Gordito “, confirmando a alternativa em 15 de Outubro de 1865 na Praça de toiros de Madrid em que foram lidados toiros de Gala Ortiz.

Tomou para si o primeiro título de “Califa del Toreo”, título honorífico dado as grandes figuras do toureio, tais como, “Manolete”, “Machaquito”, “Guerrita” e “El Cordobés”.

Foi grande rival de Salvador Sánchez Povedano “ Frascuelo “, rivalidade essa que teve atitudes extremas de valentia e ousadia, ao ponto de por vezes os directores de corrida mandarem parar a lide, tal era o perigo a que estes dois toureiros se expunham.

Atribui-se a “ Frascuelo “ a frase de que “Lagartijo“ seria “El mejor torero que ha parido madre!“

Consta que uma das suas maiores qualidades, seria a sorte final, em que este toureiro era infalível, tendo nos últimos anos da sua carreira optado por lides estudadas e de alto valor artístico, baseadas no seu conhecimento do toiro e dos terrenos.

Uma das suas faenas memoráveis de que se fala, terá sido a qual, em lidou  o enorme “Muciélago“ da ganadaria Miura, em que ambos saíram vitoriosos, uma vez que após a enorme batalha e uma lide extraordinária de Rafael, o Miura foi “indultado” voltando para a Finca Miura.

Fala-se de que por esta razão a marca de automóveis “ Lamborguini “ terá optado pelo nome deste magnifico exemplar para baptizar um dos seus modelos desportivos, fazendo juz ao seu emblema : um toiro bravo.

Rafael faleceu em 1 de Agosto de 1900.

 

 

Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.