Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

Bula "De Salute Gregis Dominici"

Papa Pio V , proíbe corridas de toiros com " Bula Papal "
05 de Março de 2011 - 21:49h Pedaços de história por: - Fonte: - Visto: 3463
Bula

Foi baptizado com o nome de Antonio Michele Ghiselieri e mais tarde tornar-se-ia o Papa Pio V ( 1504-1572 ).

Nasceu em Piemonte, Itália  e cedo ingressou num convento de frades Beneditinos, sendo ordenado sacerdote em Génova 1528. Mais tarde o Papa Pablo IV investiu-o como Inquisidor-Mor, funções que desempenhou até se ter desentendido com o Papa Pio IV, devido a divergências fortes, tendo este relegado António Michele Ghiselieri para o Bispado de Piemonte.

Mesmo antes de tomar posse no bispado Pio IV morre, sendo António eleito em 1566 como Papa Pio V.

Nas sua variadas acções como “ sumo-pontífice “ teve especial importância a sua acção no inicio da “ contra-reforma “ e a defesa incontornável do avanço “ protestante “ contra o catolicismo de Roma.

Fez pública a Bula “ De Salute Gregis Dominici “ com a qual proibia as corridas de toiros em Espanha, assim como negaria uma sepultura católica e excomungaria todos aqueles que participassem em festivais taurinos em todos os territórios administrados pela Igreja Católica.

Filipe II de Espanha, cedo vetou esta mesma lei, com o argumento de que “ tratar-se-ia de uma festa e espectáculo que os espanhóis pareciam ter no sangue “, mantendo assim incólume tão expressiva tradição ibérica.

Mais tarde essa mesma Bula foi rectificada sendo excomungados apenas os clérigos que participassem em espectáculos taurinos ou onde fossem lidados outro tipo de animais ferozes.

Em breve as corridas de toiros seriam proibidas para a nobreza em Espanha, ficando esse espectáculo apenas permitido ao Povo. Mais tarde um " marceneiro " de Ronda chamado Francisco Romero, afastou  com um chapéu de aba larga, um toiro que acabara de derrubar e matar um cavalo e seu cavaleiro, começando assim , até hoje, a saga do toureio moderno. 

 

 

Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.