Sexta-feira, 29 de Março de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

Os Cruzamentos da História...

Em 1959, Hailé Salassié assiste a uma corrida de toiros no Campo Pequeno.
20 de Junho de 2011 - 23:13h Pedaços de história por: - Fonte: - Visto: 2273
Os Cruzamentos da História...

O Imperador da Abissínia, hoje Etiópia, Hailé Salassié assistiu, aquando da sua visita a Portugal no ano de 1959, auma corrida de toiros na Praça de Toiros do Campo Pequeno com a presença do P.R.P. Almirante Américo Tomás. A sua visita, devia-se na altura, a uma liderança do “Movimento de Libertação Africano” protagonizada por este dirigente, a quem já tinha sido dada voz na Sociedade das Nações com os mesmos objectivos diplomáticos.

Actuaram nessa corrida, o grande matador de toiros Mário Coelho que suscitou a curiosidade do Imperador Etíope, visto a similitude física com um ministro do seu governo da altura que por acaso não se deslocara a Portugal.

Havia pela figura de Mário Coelho e por essa razão, uma grande curiosidade do Imperador e seus acompanhantes, tendo Salassié, oferecido ao matador português uma moeda em ouro com a esfinge do próprio Imperador.

Tafari Makonnen, mais tarde também conhecido por “Ras Tafari” e Hailé Salassié, nasceu no ano de 1892 e foi regente e imperador da Etiópia desde o ano de1916 a 1975, sendo a sua dinastia herdeira do próprio Rei Salomão e da Rainha de Sabá.

Guia e líder espiritual do movimento “rastafári” e símbolo de “Deus vivo na Terra”, inspirou toda uma geração de lutas pela independência dos países africanos, exortando-os a lutar pela independência, liberdade, igualdade e direitos do homem, como as ex-colónias portuguesas, Republic of South África, assim como outras colónias de países europeus, sendo o seu próprio país, por algum tempo, uma colónia Italiana da qual se tornou independente em 1941, após uma guerra de independência apoiada pelos Britânicos e Aliados Ocidentais. Inspirou líderes tais como, Martin Luther King e Nélson Mandela, entre outras correntes e movimentos negros.

Grande orador, è célebre o seu discurso de 1936 na Sociedade das Nações, obra de excelência da oratória, chegando até aos nossos dias como referência no contexto da igualdade e dos direitos humanos. Este mesmo discurso serviu de inspiração ao músico de “reaggie” Bob Marley que elegeu as palavras proferidas por “His Imperial Majesty” na futura O.N.U. como letra da sua famosa canção “War”.

Consta que terá falecido em 27 de Agosto de 1975 vítima de complicações de uma operação à “próstata “, mas segundo alguns terá sido assassinado durante a sua detenção pelos dirigentes do golpe militar de inspiração “marxista”.

 

Fontes:" Mário Coelho / Da prata ao ouro " e Wikipédia

 

 

 

Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.