Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

67º. Aniversário da tomada de Alternativa de Luis Miguel Dominguin

Recordar uma das maiores Figuras dos Anos Quarenta e Sessenta
15 de Agosto de 2011 - 13:47h Pedaços de história por: - Fonte: - Visto: 3450
67º. Aniversário da tomada de Alternativa de Luis Miguel Dominguin


Luis Miguel González Lucas, conhecido no Mundo Taurino como Luis Miguel Dominguín, era filho do afamado matador Domingo Dominguín, e irmão de Domingo e Pepe Dominguín, também toureiros. Adoptou este último como seu apodo, dada a popularidade e familiaridade que no mundo taurino gozava o apelido.

Foi tío político de Francisco Rivera "Paquirri" (pois era tío carnal da primeira esposa deste, Carmen Ordóñez), Juan Carlos Beca Belmonte, Ángel Teruel, Curro Vázquez e Paco Alcalde, e tío avô de Francisco Rivera Ordóñez e Cayetano Rivera Ordóñez.

Foi considerado como um dos matadores mais populares das décadas de 1940 e 1950. Apresentou-se em público na Praça de Toiros de Campo Pequeno (Lisboa) aos 12 anos. Tomou a alternativa a 2 de agosto de 1944 na Praça de Toiros La Coruña das mãos de Domingo Ortega e seu irmão Domingo Dominguin  como testemunha. O toiro da cerimónia chama-se "Cuenco" de Samuel Hermanos, se bem que tenha tomado a alternativa com a idade de 14 anos, já antes tinha toreado em Bogotá (Colômbia) a 23 de novembro de 1941, tendo-se apaixonado por este país da América do Sul.

A confirmação da alternativa teve lugar na Monumental Praça de Toiros de “Las Ventas” em Madrid a 14 de junho de 1945, tendo como padrino “Manolete” e como testemunha Pepe Luis Vázquez. O toiro da cerimónia tinha o nome de "Secretario" da Ganadaria de  Antonio Pérez. Foi um dos toureiros que fez parte do cartel da trágica tarde para o diestro Manuel Rodríguez Sánchez “Manolete2, corrida que teve lugar na Praça de Toiros de Linares a 27 de Agosto de 1945.

Foi famosa a sua rivalidade com seu cunhado António Ordoñez (casado con su hermana Carmina), retratado igualmente por Ernest Hemingway no  texto "El verano sangriento".

Foi um grande Artista no Mundo dos Toiros, e foi além do mais importante e controvertida figura pública. Toureiro com mando, poder e domínio. Foi um grande matador, com orgulho, ambição e com grandes conhecimentos. Luzia a melhor com a muleta do que com o capote.

Foi primeiro no esclafón de matadores em Espanha nos anos de:

1946 com 62 corridas; 1948 com 100 corridas e 1951 con 98 corridas. Saíu varias vezes em ombros pela Puerta Grande de “Las Ventas”. Retirou-se das arenas em 1961, tendo voltado posteriomente em 1971 e posteriormente 1973, ano em que se retirou de vez das arenas.

 

Efemérides:

Socialmente, Dominguín foi reconhecido pelos seus romances com Figuras como Ava Gardner, María Félix, Lana Turner, Rita Hayworth, Pilia Bravo, Rosario Primo de Rivera (com voltaria a casar-se), Lauren Bacall, Miroslava Stern que segundo algumas fontes se suicidou por causa deste Toureiro. Tinha como lema: “Não merece a pena conquistar uma mulher de primeira se depois não podes contar aos teus amigos.

A 1 de Março de 1955, casou-se pelo civil com a atriz Lucia Bosé en Las Vegas. A 16 de Outubro, oficializou este casamento através de cerimónia na igreja, que Francisco Franco continuasse a convidá-lo para as suas caçadas. Deste matrimónio nasceram três filhos, o popular cantor Miguel Bosé, Lucía, que participou junto com sua mãe numa película e Paola Dominguín, que trabalhou como atriz e como tertuliana na televisão.

Foi um homem controvertido no Mundo da  Política sendo amigo de personalidades como Francisco Franco e Pablo Picasso.

Filmes:

Na película “Manolete dirigida por Menno Meyjes, o ator Nacho Aldeguer da vida ao personagem de Luis Miguel Dominguín. Além de ter participdo em muitas mais películas.

 Luis Miguel Dominguin faleceu de insuficiência cardíaca aos 69 anos em 1996. Seu Ele está enterrado no cemitério de San Enrique de Guadiaro, perto de Sotogrande (Cadiz).



 

 

 


 






 




 

 




 



 


 


 

 

 

Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.