Sábado, 20 de Abril de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

Francis Wolff e as "50 razões"

Comentando o livro " 50 razones para defender la corrida de toros" de Francis Wolff.
07 de Novembro de 2011 - 15:08h Pensamento por: - Fonte: - Visto: 2712
Francis Wolff e as

Foi já abordada por diversas vezes, a obra “50 razones para defender la corrida de toros” de Francis Wolff, obra na qual são enunciadas as principais ideias que tem como base a realização e conservação de espectáculos taurinos e toda a temática em seu redor, desde os aspectos “ético-morais”, culturais, até ao “ambientalismo”.

Nos dias de hoje, compete aos “aficionados a los toros” a defesa desta festa, correndo sempre o risco de serem repetitivos, não descurando e desguarnecendo a guarda, no que respeita à sua defesa e informação do público em geral.

Francis Wolff é um filósofo francês professor catedrático em várias universidades como Paris, Nanterre, Reims, São Paulo e Oxford.

Recentemente lançou uma “campanha” para a defesa da festa brava e do “Mundo Taurino”, onde se enquadra o “pequeno-grande” livro que enuncia “ 50 razões” para a defesa da festa e, na sua contra-cara é-nos apontado:

Perante  a onda da “prohibicionista” em torno do mundo taurino, Wolff  expõe nesta obra argumentos paradoxalmente consonantes e discordantes com aqueles que pensando fazer o bem, pretendem acabar com as corridas de toiros.

Depois  de tantos anos, desencadeou-se uma corrente contra as corridas de toiros, tendo em vista a sua proibição, Wolff ataca  os motivos dessa mobilização, acreditando sempre na generosidade dessas mesmas campanhas, alegando que esses movimentos não tem em conta os fundamentos e os riscos da chamada “libertação animal” versus a cultura humanista e a sustentabilidade ecológica e ambiental, assim como os efeitos perniciosos  de tal proibição.

Segundo o próprio, toda a argumentação, enferma de uma certa desinformação e desconhecimento, ou não haveria, por certo, tantas desculpas e argumentos contra a supressão das mesmas corridas de toiros.

No seu livro apresenta-nos de forma magistral algumas frases que nos fazem reflectir:

Gosta das corridas de toiros? Então saiba defende-las!

 Não gosta das corridas de toiros? Então saiba compreende-las!

 

 

Fonte: “Francis Wolf / 50 razones para defender la corrida de toros”

 

Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.