A XXII Grande Corrida TV Norte transmitida pela RTP1, na passada sexta-feira, a partir da Póvoa de Varzim, colocou o canal público na liderança das audiências. Ao longo de quase três horas de emissão, o canal público contou com uma média de 460 mil telespectadores, mais 60 mil do que a média verificada na transmissão da mesma corrida em 2017.
No pico de maior audiência, a Tourada chegou a ter cerca de 700 mil pessoas ligadas em simultâneo à RTP1. No conjunto, é o melhor resultado de um evento tauromáquico na RTP desde 2015. Foi o quarto programa mais visto da RTP 1 na sexta-feira e o 14º de entre os canais de sinal aberto.
Segundo os dados da GFK, entidade que faz as medições de audiência em Portugal, a XXII Grande Corrida TV Norte, na Póvoa de Varzim, liderou audiências num período de 60 minutos não-consecutivos.
Nos resultados de sexta-feira, a Corrida de Touros registou 4,5 por cento de rating, ou seja, foi vista por uma média de 460 mil pessoas, e 15,3 por cento de share (percentagem de pessoas a ver televisão que, àquela hora, estavam sintonizadas na RTP 1). Ficou mesmo à frente de programas como a transmissão da Volta à França, dos Donos Disto Tudo ou até do Bom Dia Portugal. Os números serão ainda melhores, quando forem contabilizadas os dados das gravações em box.
O espetáculo tauromáquico de Recortadores, que se seguiu à Tourada, continuou o desempenho da corrida, obtendo uma média de 250 mil pessoas liderando à frente da SIC e TVI.
Mais uma vez, toda a argumentação contra a tauromaquia cai por terra. Além da Praça de Touros da Póvoa de Varzim ter apresentado uma casa cheia, o número de telespectadores interessados na corrida aumentou.
Estes dados mostram uma vez mais a grande atratividade desta atividade cultural junto dos portugueses, reforçando a excelente aposta de serviço público da RTP.
Até ao final do ano, os aficionados vão ter oportunidade de assistir a mais três corridas pela televisão: RTP – 17 de agosto (Albufeira); 11 de outubro (Campo Pequeno); TVI – 24 de agosto (Campo Pequeno).