Sábado, 20 de Abril de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

ANGRA DO HEROÍSMO IRÁ CONSTRUIR UM MONUMENTO AO FORCADO

Será inaugurado no próximo dia 24 de Junho de 2018
28 de Novembro de 2017 - 18:31h Notícia por: - Fonte: Tertúlia Tauromáquica Terceirense - Visto: 1100
ANGRA DO HEROÍSMO IRÁ CONSTRUIR UM MONUMENTO AO FORCADO

Recentemente foi apresentado o projeto de construção do Monumento ao Forcado da Ilha Terceira no Salão Nobre da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo (CMAH), que será inaugurado no próximo dia 24 de Junho de 2018, coincidindo com o 45º aniversário do grupo de Forcados Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense.

O projeto deste monumento, que será instalado frente à porta grande da Praça de Toiros Ilha Terceira, foi dado a conhecer pelo actual grupo da TTT, Adalberto Belerique e pelo aficionado João Paes, acompanhados de restantes membros da comissão nomeada para o efeito.

O artista plástico terceirense José João Dutra que o seu projecto, que ganhou o concurso para o monumento, intitula-se “Valentes como a Rocha”, pois na peça está representado um grupo de forcados executando uma pega de caras a um toiro, surgindo num conjunto desde o solo como um todo, à semelhança das rochas basálticas que existem nos Açores.

“A ideia é relacionar a dureza deste mineral com o valor dos forcados e do toiro, assim como as origens vulcânicas das ilhas dos Açores”, explicou o artista local que o monumento serve para que todos os intervenientes fiquem representados de forma a enaltecer os profundos e peculiares valores que são transmitidos na especialidade taurina portuguesa carregada de solidariedade, força, honra e dignidade.

O acto foi encerrado com as palavras do Presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, José Gabriel do Álamo Meneses, que enalteceu o projeto e em simultâneo a grande colaboração do município com as instituições taurinas locais, como o Grupo de Forcados Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense, apoio esse que irá continuar a manter. 

Recorda-se foi há seis anos que, junto à Praça de Toiros Ilha Terceira foi inaugurado o maior monumento do mundo dedicado ao toiro bravo que detém onze metros de altura.

Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.