Quinta-feira, 28 de Março de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

AS CRIANÇAS VOLTARÃO A SER PROTAGONISTAS NAS SANJOANINAS

Centenas de crianças dos distintos colégios da Ilha Terceira voltarão a ser os protagonistas na Praça de Toiros Ilha Terceira, durante a celebração da feira taurina das Sanjoaninas que começa no próximo sábado.
20 de Junho de 2017 - 23:38h Notícia por: - Fonte: Taurodromo.com - Visto: 879
AS CRIANÇAS VOLTARÃO A SER PROTAGONISTAS NAS SANJOANINAS

Centenas de crianças dos distintos colégios da Ilha Terceira voltarão a ser os protagonistas na Praça de Toiros Ilha Terceira, durante a celebração da feira taurina das Sanjoaninas que começa no próximo sábado. 

Como já vem sendo uma tradição mantida pelos organizadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense, os menores encherão as bancadas da praça açoreana durante a chamada “corrida das crianças”, um festejo que complementa os quatro espectáculos da feira e que terá lugar na matinal do dia 28 de junho.

Este ano as crianças poderão presenciar ao vivo as actuações do bezerrista sevilhano Uceda Vargas, da Escola Taurina de Camas, do jovem “cavaleiro praticante” Francisco Correia Lopes e do Grupo Juvenil dos Forcados Amadores da própria Tertúlia, que enfrentarão novilhos de Rego Botelho e de Francisco Sousa. 

Após a lide dos animais, todas as crianças assistentes baixarão massivamente à arena para participar no espectáculo “Vamos Brincar aos Toiros”, do empresário espanhol Ignacio Ríos, que lhes oferece a oportunidade de se vestirem de toureiros, cavaleiros, picadores e forcados, assim como ainda simular as distintas sortes do toureio frente a toiros de brincar com rodas e toiros insufláveis.

Este costume de fomento da tauromaquia entre os mais pequenos tornou-se, face ao exterior, num dos actos mais chamativos da feira taurina açoreana, que nesta edição se compõe de quatro corridas de toiros.

Neste fim de semana celebram-se uma corrida a cavalo em concurso de ganaderias e um festejo misto. Na primeira, anunciada para o sábado, lidam-se toiros de Murteira Grave e das divisas açoreanas de Rego Botelho, José Albino Fernandes, Álvaro Amarante, João Gaspar e Francisco Sousa, a cargo de Manuel Telles Bastos, Marcos Bastinhas e João Pamplona, junto aos forcados de Vila Franca de Xira e da Tertúlia Terceirense.

Para o dia 25 de junho anunciam-se hastados de José Albino Fernandes, para o cavaleiro Marcos Bastinhas, junto aos forcados da TTT, e os toureiros espanhóis Álvaro Lorenzo e Ginés Marín.

Depois da corrida das crianças, no dia 30 de junho e em horário nocturno terá lugar uma Corrida de Gala à Antiga Portuguesa, na qual os marialvas Tiago Pamplona, Manuel Telles Bastos e Miguel Moura se enfrentarão a hastados de João Gaspar e Francisco Sousa, com a intervenção dos grupos de forcados terceirenses da Tertúlia Tauromáquica e do Ramo Grande.

No domingo 2 de julho terminará a feira com uma corrida de toiros exclusivamente com toureio a pé, uma vez que para essa tarde estão anunciados o valenciano Román, o estremenho José Garrido e o peruano Joaquín Galdós, com toiros de Rego Botelho.

 

Além dos espectáculos em praça, as festas de São João celebram-se na Ilha Terceira com outro bom número de festejos populares nas ruas, as muito arraigadas “touradas a corda”, nas quais os açoreanos tomam contacto directo com os toiros das numerosas ganaderias de reses bravas que pastam neste enclave privilegiado a meio do Oceano Atlântico. 

 
 

 

Photos, Andre Pimentel
Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.