O toureiro espanhol Ivan Fandiño, de 36 anos, morreu este sábado durante uma colhida na praça francesa de Aire-sur-l’Adour. Fandiño levou uma cornada nas costas depois de tropeçar e cair no chão ao fazer um quite ao primeiro touro de Juan Àlamo.
O toureiro ainda foi levado para o hospital de Mont de Marsan, mas acabou por não resistir aos ferimentos.
Iván Fandiño tinha cortado uma orelha de seu primeiro touro e atuava ao lado do colega Juan del Álamo e do toureiro francês Thomas Dufau.
Sua biografia revela que, sem tradição taurina em sua família, chegou a destacar-se como jogador de pelota basca quando ainda era adolescente, mas o seu gosto pelos touros levou a melhor. Vestiu-se de luzes pela primeira vez em Llodio em 1999, e debutou com picadores na sua terra natal em 2002. Cortou uma orelha na sua apresentação em Madrid, em 12 de setembro de 2004, quase um ano antes de destacar-se em Bilbao em 25 de agosto de 2005, com El Juli como padrinho e Salvador Vega como testemunha.
Iván Fandiño era o único toureiro basco no ativo. De caráter sério e poucas palavras, abriu caminho na profissão à base de coragem e com uma técnica bem aprendida.
O destino determinou que nos deixaria hoje. O Taurodromo.com dirige a familiares e amigos as sentidas condolências.
A festa está mais pobre. Partiu um dos nossos...
foto: IROZ GAIZKA (AFP)
Ler mais em: http://www.cmjornal.pt/cultura/detalhe/ivan-fandio-morre-colhido-por-touro-em-praca-francesa?ref=cmaominuto_timeline
Ler mais em: http://www.cmjornal.pt/cultura/detalhe/ivan-fandio-morre-colhido-por-touro-em-praca-francesa?ref=cmaominuto_timeline