Quarenta anos separam as Alternativas dos cavaleiros Manuel Jorge de Oliveira e “Parreirita Cigano”, as figuras centrais da “Primeira Grande Corrida do jornal O MIRANTE, que se realiza dia 29, no Campo Pequeno.
Manuel Jorge de Oliveira tomou a alternativa a 2 de Junho de 1977, concedida por José João Zoio e cedo ascendeu ao lugar de figura do toureio a cavalo, com prestígio reconhecido, não só nas mais importantes praças portuguesas e francesas, como em Espanha, designadamente em Sevilha e Madrid.
Retirado desde 2013, Manuel Jorge de Oliveira tem-se dedicado, de há muito, ao ensino da equitação e à divulgação do cavalo Lusitano um pouco por toda a Europa Central, sobretudo na Alemanha e no Mónaco, onde, ao longo do ano, dá vários estágios de equitação a cavaleiros de diversos países.
Em Portugal, vem transmitido o seu saber a alguns jovens que pretendem vir a ser cavaleiros tauromáquicos, como é o caso de “Parreirita Cigano”, seu aluno, em cujas capacidades Manuel Jorge de Oliveira acredita plenamente, ao ponto de voltar a vestir a casaca, para lhe dar a Alternativa e regressar às arenas por uma noite.
Nada melhor para comemorar 40 anos de alternativa do que através da concessão da Alternativa a um promissor aluno seu, “Parreirita Cigano”, nome com tradições na tauromaquia portuguesa, através de seu pai, Matador de Toiros retirado, que se anunciava com o mesmo nome artístico.
Tão significativo acto terá por testemunhas os cavaleiros Rui Salvador, Ana Batista, João Maria Branco e Jacobo Botero, sendo lidados seis imponentes toiros da ganadaria Veiga Teixeira, estando as pegas a cargo dos grupos de forcados Amadores do Ribatejo, da Chamusca e do Aposento da Chamusca, capitaneados por Pedro Espinheira, Nuno Marecos e Pedro Coelho dos Reis, respectivamente.
Esta é a primeira corrida de toiros do Jornal “O MIRANTE”, órgão de comunicação social que, desde sempre, tem dado apoio consistente à Festa de Toiros.