Quarta-feira, 24 de Abril de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

85 anos de Colete Encarnado a celebrar figura ímpar do Campino

Nesta edição especial, por convite da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, o cartoonista e ilustrador vila-franquense Vasco Gargalo é o autor da imagem da iniciativa.
01 de Julho de 2017 - 06:41h Notícia por: - Fonte: Taurodromo.com - Visto: 1060
85 anos de Colete Encarnado a celebrar figura ímpar do Campino

Nos dias 30 de junho, 1 e 2 de julho a festa mais emblemática do Ribatejo – o “Colete Encarnado” - completa 85 anos de realização. Trata-se de um aniversário importante de uma festa que vinca a cultura da Festa Brava e as tradições do Concelho de Vila Franca de Xira e da região em se insere. Nesta edição especial, por convite da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, o cartoonista e ilustrador vila-franquense Vasco Gargalo é o autor da imagem da iniciativa. Para assinalar a data é também editada uma coleção de dois livros (um de fotografia; outro de cartazes e programas) que recordam os momentos importantes desta Festa com oito décadas e meia de história.

 

Os três dias de “Colete Encarnado” afiguram-se mais uma vez imparáveis, recheados de momentos a não perder, de que as Esperas e Largadas de toiros nas ruas de Vila Franca de Xira são exemplo.

A Corrida de Campinos, na manhã de sábado, mostra a cultura ribatejana e a perícia dos mestres do gado bravo. A homenagem solene ao Campino eleito pelos seus pares - este ano Casimiro Diogo - reúne toda a população, na tarde de sábado, na Praça do Município, para vê-lo erguer o Pampilho de Honra. Segue-se o colorido e animado Desfile de Campinos, Cavaleiros e Amazonas pela Cidade.

 

A emblemática Praça de Toiros Palha Blanco assinala o evento, apresentando espetáculos taurinos, de que se destaca a corrida de toiros mista de domingo, 2 de julho. A cavalo, João Ribeiro Telles Jr., com toiros da ganadaria David Ribeiro Telles. A pé, Juan José Padilla e António João Ferreira, com toiros de Falé Filipe. Nas pegas estará o Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca de Xira.

 

As tertúlias fazem parte da festa com portas abertas, fomentando o convívio nas ruas.

A noite da “sardinha assada”, os grandes concertos e Fado perfazem uma animação que fica para recordar! A festa culmina com um espetáculo especialmente preparado para este aniversário a que se segue um fantástico fogo-de-artifício, à beira-rio, no jardim municipal da Cidade.

 

O programa completo pode ser consultado aqui.

Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.