Quinta-feira, 18 de Abril de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

Exportação de toiros com enorme crescimento

A exportação representa agora praticamente 2,5 milhões de euros, numa duplicação dos valores do ano anterior.
18 de Abril de 2017 - 01:21h Notícia por: - Fonte: Protoiro - Visto: 1125
Exportação de toiros com enorme crescimento

Lisboa, 17 de Abril 2016 – Em mês de arranque da temporada, a Protoiro, Federação Portuguesa de Tauromaquia, avança com os dados económicos do sector ganadeiro, relativos à temporada de 2016. A exportação representa agora praticamente 2,5 milhões de euros, numa duplicação dos valores do ano anterior.

As exportações voltaram a ter um crescimento assinalável. Se em 2015 tinham sido exportados 335 animais, em 2016 o crescimento foi de 100%, com 669 toiros exportados, e apenas 7 toiros importados. Este crescimento é tanto mais significativo quanto o ano de 2015 já tinha sido de crescimento da exportação em 62%. Também o recuo no número de importações representa uma conquista muito relevante para a indústria tauromáquica nacional: 53 reses em 2013; 22 em 2014, 25 em 2015 e agora 7. Em relação a 2013 o crescimento das exportações é de 338%.  

A tauromaquia dá um contributo muito positivo para o saldo da balança comercial portuguesa, sendo que o principal destino da exportação é Espanha, seguida de França.

Os empresários do sector têm vindo a apostar na internacionalização, com evidentes ganhos de consolidação e fortalecimento da economia taurina. Como refere João Santos Andrade, Presidente da Associação de Criadores de Toiros de Lide, “estes números são o resultado do esforço de diversificação de mercados e da estratégia de internacionalização que vem sendo realizada pelo sector ganadeiro”. A ganadaria Passanha (Herdade das Pinas, Alcáçovas), que lidera o ranking de ganadeiro com 100 toiros lidados, é um bom exemplo deste equilíbrio: lidou 52 toiros em Portugal e 48 no estrangeiro.

Estes números representam cerca de 5 milhões de euros em termos de volume global de negócios. Em Portugal, há mais de uma centena de ganadarias, que ocupam cerca de 70.000 hectares de montado e lezíria afectos à criação do Toiro de Lide em regime extensivo e com elevados índices de bem-estar animal. Estas áreas são de elevado interesse ambiental e ecológico, muitas integradas na Rede Natura 2000, resultando num forte impacto na preservação da biodiversidade.

A temporada de 2017 arrancou entretanto de forma extraordinária com a primeira corrida da temporada do Campo Pequeno, que teve lotação esgotada, e Vila Franca de Xira também de praça cheia. Segundo Paulo Pessoa de Carvalho, Presidente da Associação Portuguesa de Empresários Tauromáquicos “As expectativas para este ano são muito fortes, com o bom tempo de Primavera a ajudar à realização de espectáculos um pouco por todo o País, esperamos um ano muito positivo”.

Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.