Na sequência dos ataques que têm vindo a ser deferidos contra a tauromaquia, tem vindo a Tertúlia "Festa Brava" (TFB) a desenvolver uma luta, aos mais diversos níveis, com o intuito de defender, como lhe incumbe, a cultura e os valores que fazem da festa de toiros um traço indelével da nossa identidade como Nação.
Teve a TFB a possibilidade de ser parte activa no movimento que contribuiu para a derrota, na Assembleia da República, das propostas de lei que visavam proibir a tauromaquia, em Junho e Julho pretérito.
Foi ainda uma das colectividades taurinas que promoveu e levou a cabo a fundação, muito recente, da TTP-Associação de Tertúlias Tauromáquicas de Portugal.
Dado que esta "guerra" não está ganha e que renovados perigos se avizinham com a nova sessão legislativa ora iniciada, intendemos ser oportuna a divulgação desta problemática junto dos aficionados dando a conhecer os verdadeiros interesses e motivações daqueles que tanto se encarniçam contra a FESTA.
E quem melhor que os Parlamentares, que na Assembleia da República, têm defendido a tauromaquia para o fazer?.
A eles juntámos as forças sociais, que têm uma palavra a dizer sobre este assunto e que têm sido protagonistas deste combate.
E que não se pense que são apenas as corridas de toiros formais que estão em causa. Os anti-taurinos querem proibir todas as manifestações tauromáquicas! Será que Azambuja quer prescindir da sua Feira de Maio? E que dirá Vila Franca de Xira sobre o seu Colete Encarnado? E as Festas de Nossa Senhora da Boa Viagem na Moita? E Alcochete, o Montijo, Samora Correia e Benavente? E esse imenso Alentejo onde a "aficion" pelo toiro é uma vivência diária, será que vai abandonar as suas Festas?. Tudo isto é para acabar? E as capeias, os encerros as garraiadas, as touradas à corda e todos os demais festejos que de Norte a Sul deste País, sem esquecer os Açores, são a alma de um povo com quase 900 anos de história.
Aficionados de Portugal é a nós e amais ninguém que compete defender a nossa cultura. Pensamos que o colóquio da TFB leva a efeito no próximo dia 14 de Outubro é um momento importante de afirmação e de informação.
JUNTE-SE A NÓS NESTA LUTA QUE É DE TODOS. DIGA PRESENTE!!