Pela 84.ª vez, no primeiro fim-de-semana de julho, Vila Franca de Xira engalana-se para a Festa que é um cartão-de-visita de Portugal no mundo: O Colete Encarnado! Nela, a figura ímpar do Campino é a protagonista, numa festa que traz o campo à cidade e exalta as raízes e cultura ribatejanas.
À semelhança do que acontece na Lezíria, o Campino, na sua montada, conduz o gado bravo pelas ruas da cidade, nas esperas e largadas de toiros; exibe a sua perícia na Corrida de Campinos e recebe uma homenagem solene na Praça do Município. Este é um dos momentos mais importantes da Festa, no sábado, dia 2, pelas 16h00, em que, mediante escolha dos seus pares, e perante eles, é distinguido um Campino pela Câmara Municipal. Este ano o eleito é José Mendes, de 73 anos, com um amor enorme pela profissão.
Outro ponto importante do programa, que se segue à homenagem, é o Desfile de Campinos, Cavaleiros e Amazonas pelas ruas da Cidade com Cortejo de Tertúlias. Este ano, pela primeira vez, com a participação da Charanga a cavalo da GNR.
Outras das novidades da programação é o Encierrito para jovens, no dia 2, pelas 12h30, indo ao encontro da afición da camada mais jovem da população. Na madrugada de sábado há ainda uma garraiada e na tarde de domingo uma Corrida de Toiros mista, ambas na Praça de Toiros “Palha Blanco”.
À Festa Brava junta-se o convívio e a boa disposição nas tertúlias e nas ruas, a noite da “sardinha assada”, os concertos com os D.A.M.A, os HMB e Fado a que se juntam outros espetáculos de música e dança, numa animação sem fim ao longo dos três dias. A festa culmina, com Fogo-de-artifício, à beira-rio, no Jardim da cidade.
Consulte aqui o programa completo.