"No sábado o Francisco Núncio irá fazer a prova de praticante de cavaleiro em Arronches com um novilho Murteira Grave.
Desde o primeiro momento me tocou particularmente que um cavaleiro da dinastia Núncio se encontrasse com um novilho da casa. Há muitos, mas muitos anos que uma amizade genuína une a família Núncio e a família Grave.
Nunca me poderei esquecer das sensações de assombro que o seu bisavô me fez sentir! O Senhor João Núncio ficará para sempre no limbo da tauromaquia portuguesa. Tive o privilégio de contar com a amizade do seu tio avô José Barahona Núncio um artista maravilhoso e um Homem de que me faltam palavras para definir a sua grandeza. Fui testemunho da grande dignidade com que o seu pai Francisco pisou as arenas, transportando o enorme peso do apelido que, mais de uma vez, lhe dificultou a vida.
É gratificante ver a quarta geração na linha de partida!
Apelo do mais fundo do meu coração a todas as musas que acompanhem o Francisco no arranque de uma carreira que desejo de enorme sucesso.
Curiosamente, o novilho está ferrado com o número 1. Espero que seja o primeiro de muitos e nesse dia abdicarei com todo o prazer do quinhão da sorte que pertence ao ganadero que, é suposto, Deus repartir! Toda a sorte do mundo Francisco!
Um abraço
Joaquim Grave"
Passou a mesma com distinção tendo como juris, Ana Batista, António Brito Paes e director de corrida nomeado para esse dia Marco Gomes.
Durante a temporada de 2016 lidou toiros e novilhos das Ganadarias, Murteira Grave, Palha, Fernando Santos, José Pereira Palha, Santa Maria, São Martinho e Pinto Barreiros.
Utilizou os cavalos, Boémio, Dirceu, Sebastião e o Golias.
Fazendo a sua estreia no Campo Pequeno a 11 de Agosto e tendo as suas melhores actuações no Sobral da Adiça a 20 de Agosto da qual se sagrou triunfador da corrida e na praça que leva o nome do seu bisavô em Alcácer do Sal a 2 de Outubro.
A temporada de 2016 fica ainda marcada pela entrada do Francisco F. Núncio para a empresa de apoderamento a Casa do Toureio.