No passado dia 18 de março, decorreu nos paços de concelho de Santa Cruz a apresentação da Feira Taurina da Graciosa 2015. O pano foi descerrado ao público, e nessa tarde conheceram-se os intervenientes que compõem o cartel daquela feira.
A Praça de Toiros do Monte d’Ajuda volta a receber como cabeça de cartaz e repetindo os cartéis do ano passado, o cavaleiro Filipe Gonçalves. Destaque para a inclusão de um terceiro grupo de forcados, bem como um curro completo da prestigiada ganadaria Passanha.
Num formato idêntico às edições anteriores, estão agendadas duas corridas à portuguesa, a primeira para o sábado 8 de Agosto e a segunda corrida para o dia 10, eventos estes inseridos nas maiores festividades da ilha Graciosa, em honra do Senhor Santo Cristo dos Milagres.
No dia 8, o cavaleiro algarvio reparte cartel com os cavaleiros insulares Tiago Pamplona e João Pamplona. A 10 de Agosto, feriado municipal, “cai” do cartel João Pamplona para dar lugar ao terceirense Rui Lopes, ao lado de Filipe Gonçalves e Tiago Pamplona. Serão lidados 6 toiros de Passanha, adquiridos pelo ganadeiro local Valentim Santos, e outros 6 hastados de Rego Botelho. Frente a estes curros, as pegas em ambas as tardes estarão a cargo dos Forcados Amadores de São Manços, que fazem a sua estreia nesta arena, bem como pelo grupo da Tertúlia Tauromáquica Terceirense e Amadores do Ramo Grande.
A quando da apresentação das figuras, António Lourenço em representação da comissão taurina (composta por Manuel Isidro Luz, António Lourenço e Tiago Carvalho), explicou o porquê de nova aposta em Filipe Gonçalves, e o interesse que o próprio cavaleiro demonstrou em voltar a esta praça, regressando com vontade de triunfar, e em busca do trofeu que não alcançou o ano passado. Filipe Gonçalves é um cavaleiro popular e que cativa as bancadas. Recorde-se que em 2014 atuou em 26 espetáculos repartidos entre Portugal Continental e Açores, ocupando o sexto lugar do escalafón. Conjugando a aposta neste cavaleiro, destaque também para o curro de Passanha, ganadaria portuguesa que mais toiros lidou no somatório de espetáculos entre Portugal e Espanha, bem como para a presença dos Amadores de São Manços, capitaneados por Joaquim Branco e que na presente época celebram o seu quinquagésimo aniversário.
Ao longo dos anos, mesmo em tempos de badalada crise e em que os apoios não abonam, tem sido por demais evidente a vontade e empenho por parte da organização e do município para a realização desta feira, promovendo e dando a conhecer a afición graciosense. Para tal, também muito tem contribuído a forte divulgação nas redes sociais, mostrando a todos aquela que é provavelmente a praça de toiros mais espetacular do mundo, construída na cratera de um antigo vulcão. Vale a pena recordar que a publicação recente de uma foto aérea desta praça teve um alcance surpreendente de mais de um milhão de pessoas.
A Feira Taurina da Graciosa e a Praça de Toiros do Monte d’Ajuda esperam a sua visita no próximo mês de Agosto.