Quarta-feira, 24 de Abril de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

Clube Taurino Beringelense juntou "Gente comum" no "II Fim de Semana Taurino de Beringel"

As crianças e jovens de Beringel, em mais de duas centenas, vibraram durante o dia 27, na visita à exposição de parte da coleção privada do Prof. Marco Gomes, que esteve patente todo o fim de semana no Centro Cultural de Beringel.
03 de Março de 2015 - 13:34h Notícia por: - Fonte: Taurodromo.com - Visto: 1593
Clube Taurino Beringelense juntou

As crianças e jovens do infantário e escolas de Beringel, em mais de duas centenas, vibraram durante o dia 27 na visita à exposição de parte da coleção privada do Prof. Marco Gomes, que esteve patente todo o fim de semana no Centro Cultural de Beringel. Viram Trajes com muita história, Carteis, Fotografias, pegaram nos trastos e tourearam de salão numa experiência enriquecedora, ao longo de todo o dia.

Como à festa dos toiros está ligado o fado, este marcou presença na noite de sexta-feira, numa noite de fados com casa cheia!   No sábado 28, o público, com bilhete único para todo o dia, disfrutou de demonstrações de toureio a pé pelos alunos das Escolas de Toureio da Moita do Ribatejo (Maestro Luís Vital "Procuna") e de Alter do Chão (Maestro Sérgio Santos "Parrita"), assim como na demonstrações de pegas pelos Grupos de Forcados Amadores de Cascais e Juvenis de Cabeço de Vide.

Pela noite, o C. Cultural de Beringel foi diminuto para albergar mais de 150 pessoas que durante mais de duas horas falaram apaixonadamente sobre tauromaquia, com o painel do colóquio formado por Luís Rouxinol e L. Rouxinol Jr., Patrícia Sardinha e Maurício do Vale (que rematou, de surpresa, a faena da noite com dois fados). Conversou-se sobre o toiro e o cavalo na praça e as suas origens antropológicas, a evolução do toiro e do toureio, passando pelo regulamento tauromáquico, pela discussão toureio moderno versus antigo, as novas bandarilhas, os forcados, os toiros de morte e o toureio a pé em Portugal e no Mundo, a crítica e sua capacidade e função, o futuro e as novas gerações, sempre ao "sabor" dos temas que espontaneamente foram surgindo, em interatividade permanente.

No início da sessão o Grupo Tauromáquico Sector 1 apadrinhou o surgimento do Clube Taurino Beringelense, com a sua Presidente, Patrícia Caeiro Sardinha, a ofertar uma placa simbólica do acontecimento ao Prof. Sebastião Valente.   No domingo dia 1 de Março o encerramento do II Fim de Semana Taurino, com o passeio ao campo ganadero, também com lotação esgotada, na Herdade do Monte Velho (Colos), solar da Ganadaria Brito Paes. Foi possível desfrutar do toiro no campo, tanto pela via da vacada como pelo passeio pelas cercas de toiros e novilhos. Rematado com repasto e visita à casa de campo da Herdade com apreço por toda a sua carga histórica e aficionada.

O regresso a fez-se só depois de os participantes assistirem a um treino de pré-época, do Grupo de Forcados Amadores de Beja.   Incondicionáveis apoios da Junta de Freguesia de Beringel e do seu presidente (Prof. Arlindo Morais), e da muita "gente comum" que tornou possível uma jornada importante de promoção da Tauromaquia e partilha aficionada sincera e apaixonada...assim como se quer o Clube Taurino Beringelense.

Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.