Por mais um ano, centenas de crianças voltaram a desfrutar da festa dos toiros na tradicional corrida das crianças que, de entrada gratuita é dedicada à infância durante a Feira das Sanjoaninas em Angra do Heroísmo.
Acompanhadas pelos seus pais ou tutores dos respectivos colégios da ilha, um grande número de crianças de idades distintas presenciaram a lide de novilhos da ganaderia de Rego Botelho, a cargo do cavaleiro californiano Manuel Sousa e do novilheiro português Juanito Silva.
Da mesma forma, a classe juvenil dos forcados da Tertúlia Tauromáquica Terceirense pegou o novilho lidado a cavalo e uma bezerra que entrou na arena em último lugar unicamente para eles.
Uma vez finalizada a lide “formal”, todas crianças puderam descer à arena para participar na actividade “Vamos brincar aos toiros”, do empresário espanhol Ignácio Ríos, que ofereceu a oportunidade das crianças disfarçarem-se de toureiros e imitar “diestros”, cavaleiros e picadores perante os aparatosos “carretones” que simulam as investidas das reses.
Mesmo recebendo fortes e constantes críticas dos anti-taurinos, a corrida das crianças é já um clássico de grande êxito na feira das Sanjoaninas e que espelha felicidade na cara das crianças que nela participam, sem criar nenhum tipo de trauma entre elas. Bem pelo contrário.