Sexta-feira, 26 de Abril de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

Colete Encarnado - Festa maior do Ribatejo de 3 a 5 de julho em Vila Franca de Xira

Depois dos Santos Populares, o grande momento alto festivo que se segue no país é o ?Colete Encarnado?, em Vila Franca de Xira, de 3 a 5 de julho.
24 de Junho de 2015 - 12:00h Notícia por: - Fonte: Taurodromo.com - Visto: 2061
Colete Encarnado - Festa maior do Ribatejo de 3 a 5 de julho em Vila Franca de Xira

Depois dos Santos Populares, o grande momento alto festivo que se segue no país é o “Colete Encarnado”, em Vila Franca de Xira, de 3 a 5 de julho.

 

A festa do “Colete Encarnado” é considerada a festa mais carismática do Ribatejo e um cartão de visita de Portugal no mundo. Este ano, o evento tem a sua 83.ª edição e, como sempre, promete festa de arromba, atraindo milhares de visitantes a esta cidade, a 30 km de Lisboa, que faz jus à afición popular e homenageia a figura ímpar do campino.

 

Um dos pontos altos do programa é, na tarde de sábado, a homenagem ao Campino, realizada no largo do município com o testemunho dos seus pares - que formam uma autêntica parada de campinos a cavalo. É ele a figura central da festa: uma personagem única no mundo, que de colete encarnado, calção azul e meia branca e montado no seu cavalo, guarda o gado bravo na Lezíria ribatejana.

Depois da homenagem, segue-se o desfile de cavalos, atrelagens e mais de 30 tertúlias pelas ruas da cidade no meio da multidão – outro dos momento fortes da festa.

 

Os milhares de visitantes vêm ainda à procura das largadas de touros nas ruas da cidade (noite de sexta-feira, tarde de sábado, e manhã de domingo), da garraiada (madrugada de sábado), da corrida de touros (domingo à tarde) na centenária Praça de Toiros “Palha Blanco”, dos concertos de artistas nacionais, de diversos espetáculos populares (fado, folclore, dança, etc.), do convívio nas tertúlias ou da noite da “sardinha assada” (sábado), que se estende até ao raiar do dia.

 

As emoções fortes vividas ao longo de três dias terminam com fogo-de-artifício, à meia-noite de domingo, à beira-rio, no Jardim da cidade.

Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.