De 27 de junho a 2 de julho tem lugar, em Vila Franca de Xira, a 26.ª edição da Semana da Cultura Tauromáquica (SCT), numa organização da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira. A iniciativa mantém como principal objetivo a defesa desta expressão cultural, enquanto marca identitária desta região.
O grande homenageado desta edição é o Maestro Mário Coelho, matador de toiros vila-franquense, de renome nacional e internacional que completa este ano os 60 anos do início do seu percurso profissional. Teremos uma exposição que promete uma fabulosa viagem pelo percurso de vida e profissional, desta personalidade marcante, através da mostra de um riquíssimo e diversificado espólio privado, entre trajes, fotos, troféus e cartazes, entre outros.
A inauguração, no dia 27, pelas 18h30, no Celeiro da Patriarcal, incluirá as atuações do fadista António Pinto Basto e do cantor de flamenco Joaquín Moreno.
Esta exposição será enriquecida com um conjunto de três colóquios, com os temas “Mário Coelho”, “Bandarilhas” e “Ganadarias”, que contarão com as presenças de grandes nomes de Portugal e de Espanha como oradores, moderadores e convidados.
No mesmo dia, pelas 22h00, na Praça de Toiros “Palha Blanco” haverá uma novilhada popular com alunos das escolas de toureio José Falcão (Vila Franca de Xira, Portugal) e de Málaga (Espanha).
A Semana inclui ainda atividades com o grupo de forcados amadores de Vila Franca de Xira, muita animação com as tertúlias da cidade, música e dança, bem como um peddy-paper taurino pela cidade.
Com esta programação, a Câmara Municipal espera que a Semana da Cultura Tauromáquica se constitua mais uma vez como uma referência na preservação e promoção de um mais fortes elementos de identidade da região e da cultura do país: a tauromaquia.