
A Direcção-Geral de Polícia, em resultado da petição de associações profissionais, de aficionados e pelo Ministério da Educação, Cultura e do Desporto, distribuiu uma instrução geral obrigatória no dia 10 de Abril, para toda a Polícia Nacional, em todo território espanhol.
O novo protocolo de actuação policial, harmonizou os critérios a serem seguidos no caso de as manifestações de grupos anti-taurinos, para que sejam impedidos de realizar qualquer acto manifesto, nos locais em que nesse momento se realizam festividades e eventos traurinos. Este novo quadro serve para evitar quiasquer altercações que possam colocar a segurança pública em risco, e com o objectivo de garantir o bom funcionamento das festividades.
Em linha com esta aprovação, também foi enviado para o Ministério da Educação, um relatório que analisou as diversas acções realizadas nos últimos anos pelos radicais anti-touradas, de forma a serem rastreadas as mensagens publicadas por estes grupos na internet. A este respeito, a nova Instrução Geral também inclui o controle das mensagens, quando forem efectuadas convocatórias para manifestações anti-tarinas através da internet, se consideradas ilegais.