
A ganadera Rita Vaz Monteiro lançou um apelo no facebook, para que a casta da ganadaria portuguesa Vaz Monteiro se perpetue, que vê a sua continuidade ameaçada por impedimentos e atrasos judiciais.
Assim, escreveu:
"A Ganadaria Vaz Monteiro, dada a violação de um direito de herança protegida por lei e pela constituição portuguesa, lança um pedido a todos os aficionados taurinos do mundo, defensores do património genético e amantes do Toiro bravo, para ajudar esta causa, uma vez que é morosa a sua resolução e a obrigação do cumprimento dos direitos atribuídos á Ganadera por via testamentária.
Através de pequena doação, que fica ao seu critério, cada pessoa individualmente pode ajudar a pagar o arrendamento de terras em que a Ganadaria de Raça Pura Portuguesa obterá uma casa nova e assim poderem continuar a prestar a sua bravura, particularidade e riqueza genética no mundo da tauromaquia e biologia.
Não queremos perder este património genético por interesses mundanos e ilegais, em que a ultima vontade do testador e o seu testamento parecem não valer de nada, sendo incumpridos e desrespeitados. Que os toros de lide da casta pura portuguesa sigam aportando bravura, particularidades e riqueza genética no planeta taurino e biológico.
Não deixe desaparecer estes animais únicos no mundo. Um bem haja a todos, obrigado.
Rita Vaz Monteiro Leão Cabreira"
A fotografia foi retirada da página da ganadaria, onde a ganadera noutro post sublinhou: "Meus amores, lutarei por vocês até me secarem as veias".
O Tauródromo junta-se desta forma ao apelo feito no facebook e apela a que todos os aficionados que queiram e possam ajudar a Ganadaria Vaz Monteiro, que entrem em contacto com a ganadera Rita Vaz Monteiro Leão Cabreira.