Ontem, dia 20 de Outubro, pelass 16h00m, o Atelier-Museu abriu as suas portas durante a montagem da exposição "Edição e Utopia - Obra Gráfica de Júlio Pomar", permitindo ao público observar 'in loco' e tomar contacto com os processos envolvidos na preparação de uma exposição.
Das varinas e dos touros até aos nus do século XXI, o Atelier-Museu mostra as obras que sustentaram o pintor em tempos difíceis, mais acessíveis a compradores com carteiras menos abonadas.
Dividida em diferentes núcleos, a exposição dá a conhecer a produção em gravura de Júlio Pomar na década de 50, os desenhos / ilustrações que o artista fez para "Guerra e Paz", de Tolstoi, e para "O Romance de Camilo", de Aquilino Ribeiro, algumas caixas com serigrafias onde é dada especial atenção às tiragens limitadas, numeradas e assinadas pelo artista, e ainda reproduções em serigrafia, onde se encontram as séries dos «nus recortados», técnica em que o pintor parece aproximar-se mais explicitamente das metodologias gráficas.
Em cada núcleo da exposição, além de se mostrarem as formas multiplicadas ou replicadas, apresentam-se ao público: pinturas, desenhos, estudos, provas, chapas e outros suportes que permitem entender a contaminação entre os meios plásticos, o pensamento do pintor, e dar conta do circuito complexo envolvido no processo criativo de Júlio Pomar.
Edição e Utopia é o título desta abordagem da obra do pintor português, a partir dos trabalhos reproduzíveis (serigrafias, gravuras, xilogravuras, litografias, desenhos).
A exposição estará patente até ao dia 8 de Março de 2015, no Atelier-Museu, no nº7 da Rua do Vale, em Lisboa, junto ao Cais do Sodré.