Terça-feira, 19 de Março de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

PRÓTOIRO envia carta ao Embaixador da Colômbia em Portugal

Carta enviada pela Protoiro ao Embaixador da Colômbia, com a tomada de posição desta Federação sobre a manifestação que decorre hoje na cidade de Bogotá, em defesa dos direitos e liberdades cívicas dos aficionados.
12 de Novembro de 2014 - 21:44h Notícia por: - Fonte: Taurodromo.com - Visto: 1442
PRÓTOIRO envia carta ao Embaixador da Colômbia em Portugal
Carta enviada pela Protoiro ao Embaixador da Colômbia, com a tomada de posição desta Federação sobre a manifestação que decorre hoje na cidade de Bogotá, em defesa dos direitos e liberdades cívicas dos aficionados. 
 
A Protoiro junta-se assim a esta causa cívica internacional apelando junto do Embaixador da Colômbia em Portugal, ao cumprimento da lei e ao respeito pelas liberdades e direitos humanos.
 

 

                                                                                                       A Sua Excelência o Senhor

                                                                                                       Embaixador da República da Colômbia,

                                                                                                       D.Germán Santamaría Barragán

 

Porto Alto, 11 de Novembro de 2014

 

 

Excelência,

Realiza-se amanhã, dia 12 de Novembro, uma manifestação multitudinária e internacional do mundo da tauromaquia, junto da praça de toiros de Santa Maria em Bogotá, com o objectivo de reivindicar os direitos e liberdades dos aficionados no país de Vossa Excelência.

A Federação Portuguesa de Tauromaquia, PROTOIRO, vem, junto de Vossa Excelência, mostrar o apoio a esta iniciativa popular e mostrar a nossa preocupação com as violações de direitos e liberdades que têm reiteradamente sido realizadas pelo autarca da cidade de Bogotá, Gustavo Petro que, de forma arbitrária e ilegal, encerrou a histórica praça de touros de Santa Maria aos festejos taurinos.

A Corte Constitucional da Colômbia, no dia 2 de Setembro do presente ano, veio dar razão aos direitos dos aficionados e condenar as acções de Gustavo Petro. De acordo com a lei, vimos manifestar o nosso apoio e preocupação com o cumprimento desta sentença, perante as constantes tentativas de Gustavo Petro em inviabilizar a sua aplicação. A República da Colômbia é um estado de direito democrático, pelo que se espera o escrupuloso cumprimento das leis, no respeito pelos direitos e liberdades dos seus cidadãos. Caso tal não sucedesse seria um grave atentado aos direitos humanos. 

Nessa mesma manifestação será enviada uma mensagem ao Congresso da República apelando a que este reconheça a tauromaquia como Património Cultural Imaterial da Colômbia, de acordo com a Convenção da UNESCO para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial.  

Reiteramos também a homenagem aos oito novilheiros que desde o dia 5 de Agosto se encontram em greve de fome, junto à praça de Santa Maria em Bogotá e que, de uma forma heróica e com o risco da sua própria vida, lutam pela liberdade e pelos direitos humanos, contra o autoritarismo e a ilegalidade, sendo um exemplo para todo o mundo.Subscrevemo-nos com os melhores cumprimentos,

A Direcção da Protoiro,

João Santos AndradePresidente da Associação Portuguesa de Criadores de Toiros de Lide

João Ribeiro TellesPresidente da Associação Nacional de Toureiros

José Fernando PotierPresidente da Associação Nacional de Grupos de Forcados

Paulo Pessoa de CarvalhoPresidente da Associação Portuguesa de Empresários TauromáquicosArlindo Telles

Presidente da Tertúlia Tauromáquica Terceirense

Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.