No passado Sábado, dia 21 de Junho, a localidade de La Brède preparava-se para uma Corrida de Toiros com os matadores de toiros espanhóis Alberto Aguilar, Pérez Mota e o francês Juan Leal.
Quando os intervenientes se preparavam para entrar em praça e efectuarem as cortesias, cerca de 20 anti-taurinos franceses, que não estavam identificados, aproximaram-se, em silêncio, da porta de entrada da praça de La Brède e lançaram gás lacrimogéneo para os intervenientes, seguidos dos habituais insultos.
A polícia evitou males maiores, intervindo de imediato, perante a estufefacção dos aficionados que esperavam ordeiramente para entrarem na praça de toiros instalada em La Brède.
Quer os bandarilheiros, como os matadores foram atingidos, particularmente o matador francês Juan Leal, o que levou a um atraso de cerca de 20 minutos para o início da corrida.
Juan Leal acabou por dar a melhor resposta. Diante toiros da ganadaria Fuente Ymbro, cortou duas orelhas no segundo toiro do seu lote e saiu em ombros.