Sexta-feira, 29 de Março de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

Arrancam umas Sanjoaninas repletas de actos culturais

Sábado, 21 de junho, arrancam em Angra do Heroísmo na Ilha Terceira, as corridas da Feira de São João, as famosas Sanjoaninas, com uma Corrida à Portuguesa.
21 de Junho de 2014 - 13:37h Notícia por: - Fonte: Taurodromo.com - Visto: 1009
Arrancam umas Sanjoaninas repletas de actos culturais

Sábado, 21 de junho, arrancam em Angra do Heroísmo na Ilha Terceira, as corridas da Feira de São João, as famosas Sanjoaninas, com uma Corrida à Portuguesa.

No primeiro de três espectáculos da Feira lidar-se-ão quatro toiros das ganaderias açoreanas de José Albino Fernandes e João Gaspar e outros tantos das peninsulares de Peñajara e Ascensão Vaz, para serem lidados pelos cavaleiros Vitor Ribeiro, Jacobo Botero (da Colômbia), e os irmãos Tiago e João Pamplona, marialvas da Terceira. As pegas estarão a cargo dos grupos de forcados locais da Tertúlia Tauromáquica Terceirense e do Ramo Grande.

Além das corridas, que terão continuidade com uma Corrida Concurso de Ganaderias no dia 24 e com uma corrida a pé no dia 29 de junho, a Tertúlia Tauromáquica Terceirense programou vários actos culturais relacionados com Tauromaquia.

Há dias atrás, a 13 de junho, foi apresentado no Hotel Terceira Mar o livro “Ilha Terceira – O Lugar Atlântico do Toiro”, com textos de José Paulo Lima e fotos de Edgardo Vieira, uma cuidada edição na qual se analiza e explica a rica tradição da criação do toiro bravo desta ilha açoreana.

No dia seguinte, no Auditório da Escola Tomás de Borba, teve lugar a conferência “Padilla, o céu pode esperar”, proferida por Antonio Moreno Boiso e Antonio Ruiz López, veterinários, respectivamente, das praças de toiros de Málaga e de El Puerto de Santa Maria.

E na noite de quinta-feira 26, no reabilitado cenário do Teatro Angrense serão projectadas imagens de faenas lendárias de diversas figuras do toureio do Séc. XX, num acto intitulado “A Corrida da História”. Os assistentes à projecção terão a oportunidade de ver tourear a Gallito, Manolete, Pepín Martín Vázquez, Antoñete, Paco Camino, El Cordobés, Paco Ojeda, Joselito e José Tomás, com os comentários do aficionado local Adolfo Lima e do jornalista Paco Aguado.

Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.