Está patente no Núcleo Museológico do Mártir Santo, em Vila Franca de Xira, a exposição “A Tauromaquia nas Gravuras de Francisco Goya”, com gravuras de motivo tauromáquico da autoria do artista espanhol Francisco Goya.
Francisco José de Goya y Lucientes, um dos nomes maiores da pintura de todos os tempos, nasceu no dia 30 de Março de 1746, em Fuendetodos, locali-dade da província espanhola de Zaragoza, filho de um restaurador de origem basca, José, e de uma fidalga chamada Gracia Lucientes.
Contemporâneo do romantismo e de uma revolução na tauromaquia, Goya foi um pintor e gravador que acompanhou e espelhou, de forma sublime, esta intemporal maneira de tourear.
Aficionado, tinha por Pedro Romero e por Pepe Hillo uma admiração especial. Deste último, retra-tou a sua morte em arena, à qual terá assistido, em duas das gravuras que fazem parte da sua Tauromaquia
Morreu em Bordéus, França, no dia 16 de Abril de 1828, depois de ter completado oitenta e dois anos e foi neste país que foi enterrado.
Em 1899, os seus restos mortais foram sepultados definitivamentena igreja de S. António da Florida, em Madrid, cem anos depois de o próprio ter pintado os frescos desta igreja.