Quinta-feira, 28 de Março de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

O Programa do III Fórum Mundial da Cultura Taurina

Programa completo do III Fórum Mundial da Cultura Taurina, que se realiza de 23 a 26 de Janeiro, na Ilha Terceira.
23 de Janeiro de 2014 - 11:32h Notícia por: - Fonte: Taurodromo.com - Visto: 1549
O Programa do III Fórum Mundial da Cultura Taurina

Quinta da feira, 23 de janeiro

. Recepção dos convidados e outras actividades

 

Sexta da feira, 24 de janeiro (Auditório do Ramo Grande)

. Sessão da manhã

. 9:30 h.: Sessão de abertura

. 10:00 h.: Mesa Redonda - Os Valores Ecológicos da Ganaderia Brava. Participam Eduardo Dias (docente da Universidade dos Açores), Maduro-Dias (historiador), Pedro Correia (doutorando em Ciências Agrárias - Projecto “Estratégias de conservação genética e fenotípica da população de bovinos brava dos Açores”) e Paulo Silva (autor de publicações na área da Etnografia e Ambiente). Modera: José Parreira.

. 11:30 h.: Coffee break.

. 12:00 h.: Conferência - Os Valores Culturais da Criação do Toiro Bravo e a sua Evolução Genética. Por Fernando Gil Cabrera (doutor em Biologia pela Universidade Complutense de Madrid). Apresenta: Paco Aguado.

. 14:00 h.: Almoço – Academia da Juventude da Ilha Terceira

 

. Sessão da tarde

. 16:00 h.: Mesa redonda - Os Valores Integradores da Tauromaquia. Os Toiros na América. Participam Victor Diusabá (jornalista e escritor colombiano), Juan António de Labra (jornalista e escritor mexicano) e Santiago Aguilar (jornalista, investigador e escrito). Modera: David Plaza.

. 17:30 h.: Coffee break.

. 18’00 h.: Mesa Redonda - O Valor do Esforço e dos Sonhos. Projecção do filme “O combate e a esperança”, sobre a luta dos toureiros franceses nos anos setenta. Com a introdução do realizador Jacques Boyer e colóquio com o toureiro Richard Milián e o jornalista Vincent Bourg “Zocato”. Modera: Álvaro Acevedo.

. 21:30 h.: Jantar com animação a anunciar – Clube de Golfe da Ilha Terceira

 

Sábado, 25 de janeiro (Auditório da Escola Secundária Prof. Tomás de Borba)

. Sessão da manhã

. 9:30 h.: Conferência - Os Valores Económicos da Tauromaquia. Por Juan Medina (professor de Teoria Económica da Universidade da Extremadura). Apresenta: Arlindo Teles.

. 11:00 h.: Coffee break

. 11:30 h.: Mesa redonda - Os Valores Sociais da Festa dos Toiros. Participam Alejandro Pizarroso (catedrático da Faculdade de Ciências da Informação da Universidade Complutense de Madrid), Helder Milheiro (Licenciado em Filosofia, Marketeer e membro da Comissão Executiva da Prótoiro), Miguel Sousa Tavares (jornalista e escritor) e Marco Gomes (Presidente do Clube Taurino do Agrupamento de Escuelas de Alter do Châo). Modera: Juan Carlos Gil.

. 13:30 h.: Almoço – Hotel do Caracol

. Sessão da tarde

. 15:30 h.: Mesa redonda - O Valor da Solidariedade na Arena. Participam José Fernando Potier (Presidente da Associação Nacional de Grupos de Forcados), Simão Comenda (Antigo Forcado do Grupo de Forcados Amadores de Montemor), João Simões (Antigo Cabo do Grupo de Forcados Amadores do Aposento da Moita) e Adalberto Belerique (Cabo do Grupo de Forcados Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense). Modera: Maurício Vale.

. 17:00 h.: Coffee break.

. 17:30.: Mesa Redonda - Os Valores Educativos do Toureio na Infância e na Adolescência. Projecção do filme “Tú solo”, sobre a Escola Taurina de Madrid, e colóquio com os toureiros José Pedro Prados “El Fundi”, José Luís Bote e Cristina Sánchez. Modera: Patricia Navarro.

. 21:30 h.: Jantar com animação a anunciar – Claustros do Museu de Angra do Heroísmo ! Após o jantar, recital poético-flamenco sobre a figura de Juan

Belmonte, no centenário da sua “alternativa”, por Juan Carlos Gil (jornalista doutorado e professor de Teoria do Jornalismo da Universidade de Sevilha), a cantora María Laura Vital e o guitarrista Guillermo Ligero (professores do Conservatório da Música de Sevilha).

 

Domingo, 26 de janeiro (Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroismo)

. 10:30 h.: Projecção do filme documental “Ce Monsieur”, de Michel Dumas, sobre a actuação de José Tomás em Nîmes a 16 de setembro de 2012.

. 11:00 Mesa Redonda - Os Valores do “Valor”/(Coragem), a propósito do livro “Diálogo con Navegante”. Participam Araceli Guillaume Alonso (doutorada en Filologia Hispânica e professora da Universidade de Sorbonne, de Paris), Francis Wolff (filósofo e catedrático de Filosofia da École Supérieur Normale da Universidade de Paris), Rogelio Pérez Cano (doutorado em Medicina e presidente da Fundação José Tomás) e Paco Aguado (jornalista e escritor).

. 13:00 h.: Encerramento dos trabalhos e leitura das conclusões do Forum por Francis Wolff.

. 14 :00 h.: Almoço com animação a anunciar – Tentadero de Santa Bárbara

Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.