Nos últimos anos, a comissão organizadora das Festas de Santo António da Vitória tem feito uma forte aposta na realização de vários eventos taurinos. Nessa sequência, e mostrando ser um povo aficionado e que zela pela tauromaquia, voltam a inovar com a realização de uma tenta comentada.
Marcada para o dia 23 de Agosto, a tenta será realizada num redondel construído propositadamente para o efeito, em pleno local da festa, na Vitória, localidade pertencente à freguesia de Guadalupe (Ilha Graciosa).
Estarão presentes figuras do toureio a pé nacional, “cartel” encabeçado por Luís Vital Procuna, acompanhado pelo novilheiro João Augusto Moura, e por Paula Santos, aluna da Escola Tauromáquica da Moita. Na lide equestre, o cavaleiro de alternativa João Pamplona, bem como os forcados do Grupo Juvenil da Tertúlia Tauromáquica Terceirense. Serão lidadas reses de João Gaspar (Ilha Terceira), e novilhos dos ganadeiros locais Valentim Santos & Dimas Bettencourt, e José Lúcio Veiga.
Os “trabalhos” serão comentados pelo crítico taurino Maurício do Vale, com o intuído de transmitir ao público local os valores do toureio, uma forma de transmitir conhecimento aos aficionados graciosenses, que poucas oportunidades têm de assistir a lides apeadas.
Para além da tenta, para a noite do dia 22 de Agosto está agendada uma vacada, no dia 25 uma bezerrada para as crianças, e termina com uma tourada à corda no dia 26, com toiros da ganadaria de Valentim Santos & Dimas Bettencourt, um dos quais será
Que seja um sucesso e que o lema continue: “Sou Graciosense, Sou Aficionado!”