Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

Triunfo de Esaú Fernández no sexto da tarde

Feira de Logroño na Província de Rioja
22 de Setembro de 2013 - 14:49h Notícia por: - Fonte: Taurodromo.com - Visto: 1155
Triunfo de Esaú Fernández no sexto da tarde

Na província de Rioja, fica a Cidade de Logroño que é a capital da referida província. Aqui no mês de setembro tem lugar anualmente a sua tradional Feira Taurina composta por vários espectáculos. Quis este ano o Canal + Toros Tv da Digital Plus.es, brindar os seus assinantes com a transmissão de duas corridas de toiros desde esta lindissima Cidade a norte de Espanha.

A primeira corrida transmitida foi na passada Sexta-Feira, na qual triunfaram os Diestros José António "Morante de la Puebla" com o corte de duas orelhas diante do quinto da tarde e Miguel Ángel Perara que também cortou duas orelhas diante do sexto. Os dois últimos toiros salvaram uma corrida que poderia ter sido uma corrida para esquecer, dado que até aí pouco ou nada tinham conseguido fazer os diestros. Enrique Ponce apanhou o pior lote da tarde, só podendo executar uma faena agradável mas sem o êxito de outras tarde, diante do seu segundo do lote.

Sábado, 21 de setembro assistimos a uma corrida de toiros com seis matadores de várias nacionalidades, sendo um da Colombia, um do México e os restantes quatro de Espanha, que lidaram toiros de seis distintas ganadarias. Três de encaste Santa Coloma e três de encaste Albasserrada ou Saltillo.

O cartel estava composto desta forma:

Matadores: Luis Bolívar (da Colombia), Paco Ureña, Joselito Adame (do México), Rubén Pinar, António Nazaré e Esaú Fernandez, que entrou nesta corrida no lugar do matador Manuel Escribano que se encontra afastado das arenas por ter sofrido uma gravissima cornada há umas semanas atrás. Toiros das Ganadarias de José Escobar Gil, La Quinta, Flor de Jara, Ana Romero, Adolfo Martin e Juan Luis Fraile.

Na primeira parte lidaram-se os exemplares com o encaste de Santa Coloma:

Luis Bolívar, lidou o primeiro toiro da tarde da Ganadaria de José Escolar Gil, um toiro bem apresentado e de capa cardeno, que ao longo da lide mostrou bravura. O diestro de capote executou algumas bonitas Verónicas rematadas com uma Meia Verónica, com a muleta executou uma bonita faena à base de passes pera direita (Derechazos) e pela esquerda (Naturais). Por ter estado mal com o uso do estoque perdeu os troféus pelo que foi ovacionado.

Paco Ureña, lidou o segundo toiro da tarde com o ferro e divisa da Ganadaria de  La Quinta, um exemplar de capa cardeno, lucero e giron, que também proporcionou uma agradável faena ao matador. Faena com passes de capote e com a muleta foi uma faena diversificada. Na hora de matar o estoque ficou ligeiramente descaído perdendo assim também os troféus. Escutou silêncio depois de um aviso.

Joselito Adame, Depois de ter executado alggumas Verónicas, executou uma faena variada de passes com a muleta. Nao teve oponente para brilhar muito, porém não deixou de mostrar ofício e procurar agradar ao público. Escutou silêncio.

Na segunda parte da corrida foram lidos es exemplares das Ganadarias de Encaste de Albaserrada/Saltillo:

Rubén Pinar, lidou um exemplar da Ganadaria de ana Romero de pelagem Cardeno, com o capote executou algumas Verónicas, a faena de muleta foi à base de Derechazos e de Naturais. No final da lide e após estoquear o seu toiro escutou Silêncio.

Antonio Nazaré, lidou um exemplar da ganadaria de Adolfo Martin, com o capote esexutou também algumas boas Verónicas, com a muleta a faena foi à base de Derechazos e Naturais. Esteve bem dentro do que lhe foi possível. No final escutou silêncio depois de um aviso.

Esaú Fernandez, lidou um toiro da ganaddaria de Juan Luis Fraile, foi à porta dos curros receber o seu oponente, executando uma larga afarolada de joelhos, prosseguiru a lide por Verónicas. Na faena de muleta começou a mesma no centro da arena com um passe cambiado u por La Espalda por alto, prosseguindo a mesma pela direita e pela esquerda executando alguna bons Derechazos e Naturais, bem como uma série de Bernardinas. Matou bem este seu oponente e foi premiado com uma orelha.Deu volta escutando assim muitos aplausos.

Durante a tarde de ontem assistimos à intervenção da maior parte dos diestros nos Quites, pelo que foi possivel ver Bons Quites com o uso e maneio do capote.

Paco Ureña fez um quite por Chicuelinas.

Joselito Adame recriou-se com um quite por Aragonesas ou denominado Quite de Oro, passe inventado pelo Diestro Pepe Ortiz.

Rubén Pinar por Paróns (Verónicas de pés juntos)

Assistimos também a um Tércio de Varas e a bons pares de Bandarilhas.

Dos seis toiros lidados o primeiro foi um toiro bravo. Um exemplar que foi muito bem lidado, o segundo toiro foi nobre, os restantes doram exemplares cvom menores condições de lide, com exceção para o sexto que foi tambem boas condiçoes de lide.

 

 

 

 

Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.