Domingo, 27 de Setembro de 2020
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

Encerramento da temporada de Joaquim Bastinhas

Como é já do conhecimento geral, Joaquim Bastinhas vai encerrar oficialmente a sua temporada dos 30 anos de alternativa, na Praça de Toiros do Campo Pequeno na noite de 3 de Outubro.
01 de Outubro de 2013 - 10:58h Notícia por: - Fonte: Taurodromo.com - Visto: 1106
Encerramento da temporada de Joaquim Bastinhas

Como é já do conhecimento geral, Joaquim Bastinhas vai encerrar oficialmente a sua temporada dos 30 anos de alternativa, na Praça de Toiros do Campo Pequeno na noite de 3 de Outubro. Bastinhas que nessa noite irá estrear uma bonita casaca azul, actuará ainda no festival taurino, que se irá realizar em Beja, terminando a temporada 2013, com a participação em 42 espectáculos.

Fiel aos seus princípios de sempre, aceitando tourear ao lado de todos os colegas tourear e não elegendo encastes ou ganadarias, em 2013 o cavaleiro de Elvas toureou toiros das seguintes divisas:

“Maria Guiomar Moura”
“David Ribeiro Telles”
“Ernesto Castro”
“Passanha”
“Vale Sorraia”
“ Pontes Dias”
“Prudêncio”
"Falé Filipe”
“Jorge Mendes”
“Lopes Branco”
“Varela Crujo”
“Sommer de Andrade”
“Eng. Jorge Carvalho”
“Manuel Veiga”
“Partido Resina” (P. Romero)
“H. Conde Cabral”
“Brito Pães”
“Dolores Aguirre” (S. V. Tyrosse)
“Ortigão Costa”
“Pégoras”
“M. H. Mario Vinhas”

Quanto á quadra, voltou a contar com os experientes: “Queimadoro”, “Tivoli”, “Xisto”, “Zico”, “Álibi”, “Neron”, sendo a novidade o “Chocolate”. Quanto a alternativas concedeu duas em 2013: João Maria Branco, na praça de toiros do Campo Pequeno e Mateus Prieto, na Monumental de
Santarém.

Na temporada que se apresta a chegar ao seu final, Joaquim Bastinhas é um toureiro contente pela forma como a mesma decorreu, mas acima de tudo, pela consideração e carinho com que o publico o acolheu em todas as praças de toiros, de norte a sul de Portugal. E como o próprio toureiro afirma: “ valeu a pena todo o esforço e empenho que dediquei á minha carreira

O público reconheceu-o ao longo das épocas e isso deixa-me feliz. Se me encontro no lugar em que estou, para além de toda a minha entrega, ao público, aos aficionados e ao toiro o devo.”

Se o publico assim o reconhece, também as gentes da sua cidade, não, nem nunca o esqueceram; tal como “o cavaleiro do par de bandarilhas” ou o “cavaleiro de Elvas” também o fez. Joaquim Bastinhas para além das diversas distinções que ao longo dos anos tem sido alvo, pelas gentes da histórica cidade fronteiriça do Alto Alentejo (conforme as fotos demonstram), recebeu no passado dia 25 de Setembro, a medalha de Ouro do concelho de Elvas, a mais alta distinção que pode ser atribuída por uma edilidade.

Esta distinção foi acima de tudo, a homenagem e o reconhecimento prestado por uma cidade e muitas das suas instituições, ao cidadão e á pessoa de Joaquim Manuel Carvalho Tenório, porque como toureiro, há já muito que Joaquim Bastinhas se consagrou como primeiríssima figura da tauromaquia. Joaquim Bastinhas não esquece todas as demonstrações de amizade com que tem sido brindado ao longo da sua carreira e dos anos, dos mais variados sectores da sociedade, desde o publico anónimo, a empresários, colegas, ganadeiros, aficionados e imprensa na generalidade. A todos agradece, a amizade, apoio, bem-querer e disponibilidade demonstrados.

Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2020 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.