Quinta-feira, 28 de Março de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

Espanha avança para declaração da tauromaquia como património cultural

Notícia JN: O Senado espanhol deu, esta quinta-feira, um dos últimos passos para a declaração da tauromaquia como património cultural, com a maioria conservadora a rejeitar cinco propostas de veto e 57 emendas ao texto.
05 de Novembro de 2013 - 13:37h Notícia por: - Fonte: Taurodromo.com - Visto: 1803
Espanha avança para declaração da tauromaquia como património cultural

O Senado espanhol deu, esta quinta-feira, um dos últimos passos para a declaração da tauromaquia como património cultural, com a maioria conservadora a rejeitar cinco propostas de veto e 57 emendas ao texto, que já tinha sido aprovado no Congresso.

O texto final deverá ser debatido e aprovado, com a contestação da maioria da oposição, no próximo dia 6 de novembro.

Das cinco propostas de veto, duas delas, da Esquerda Unida (IU) e da Esquerda Republicana da Catalunha (ERC), eram as mais críticas e contrárias tanto ao texto como à tauromaquia em si, que definiram como "sanguinária e cruel", como um atentado aos direitos dos animais e como um ato que jamais deveria ser alvo de uma normativa legal.

As restantes propostas de veto - dos conservadores nacionalistas da Catalunha (CiU) e bascos (PNV) - contestavam o texto em termos de competências, argumentando que este tipo de decisões cabe às autonomias e não ao Estado central.

Os socialistas, por seu lado, acusaram o PP (que tem maioria absoluta) de "politizar" a tauromaquia, subvertendo uma Iniciativa Legislativa Popular com 600 mil assinaturas sobre o setor.

Várias regiões espanholas já proibiram as touradas, como é o caso de toda a comunidade autónoma da Catalunha.

 

Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.