CASA AGRÍCOLA AVÓ
Sinal de Orelhas
Esquerda: Brinco
Direita: Mosca
SIGLA LIVRO GENEALOGICO: 8.AP.091-PVA
Divisa: Vermelha, Amarela e Branca
Antiguidade: 27-06-1993 (Alverca)
Proprietário: José de Moura Rodrigues da Avó
Entidade Exploradora: José António Salvador Rodrigues da Avó
Representante: José António Salvador Rodrigues da Avó
Solar do Efetivo: Lezíria do Parcel, Leziria de Vila Franca de Xira
Freguesia: Vila Franca de Xira
Concelho: Vila Franca de Xira
Maioral: Joaquim da Silva Almeida Marques e Mariana Marques
Procedência: Henriques da Silva e Manuel César Rodrigues
Encaste actual: Soler, Pinto Barreiros e Outros
HISTORIAL DA FUNDAÇÃO
Ganadaria fundada pelo atual proprietário no ano de 1983, com vacas ferro de Manuel César Rodrigues e Dr. António Maria Henriques da Silva.
Posteriormente padrearam nesta ganadaria sementais com os ferros de Simão Malta (atualmente São Torcato) e Herdeiros Conde de Cabral (atualmente Diego Ventura).
O efetivo atual é composto por 65 vacas de ventre e 2 sementais: 1 com ferro Casa Avó e 1 outro com ferro de Conde Cabral.
Informação complementar, temporada de 2011, lidou 14 toiros nas seguintes praças:
Cartaxo a 19 de junho de 2011, corrida de toiros com o cartel: 3 toiros da Casa Avó e 3 toiros Engº. Jorge de Carvalho, cavaleiros Manuel Jorge de Oliveira - Antonio Ribeiro Telles e Filipe Vonhais que tomou a alternativa, as pegas estiveram a cargo dos Grupos de Forcados Amadores de Lisboa e Azambuja.
Nisa a 29 de julho, corrida de toiros com o seguinte cartel: 5 toiros da ganadaria Casa Avó e 1 toiro da ganadaria Luis Sousa Cabral para os cavaleiros Luis Rouxinol, Francisco Cortes e Marcelo Mendes e os Grupos de Forcados Amadores de Tomar e Alter.
Valverde (praça desmontável) 30 de julho, corrida de toiros com 6 toiros da ganadaria Casa Avó, para os cavaleiros praticantes Nelson Limas, Miguel Tavares, Manuel Comba e Maria Mira e para os Amadores David Oliveira e Ruben Inácio, Grupos de Forcados Amadores de Bencatel, Pinhal Novo e Cuba.
Temporada de 2012, lidou 20 exemplares, de entre os quais seis toiros foram lidados, a 20 de junho na X Grande Corrida de Toiros da Benedita (Alcobaça), corrida organizada pelos Bombeiros Voluntários locais, sendo os mesmos lidados pelos Cavaleiros de alternativa Pedro Salvador, Filipe Gonçalves e Marcelo Mendes, e as pegas a cargo dos Grupos de Forcados Amadores de Tomar, Azambuja e Coimbra.
Para a presente temporada irão ser lidados três curros de novilhos, sabendo-se que um destes irá ser lidado na localidade de Benedita. Quanto aos outros dois, por enquanto nada se sabe.