A Festa do Forcado nasceu há seis anos na Arena de Évora, em pleno coração do Alentejo, com o obectivo de criar um dia de verdadeira festa e de enaltecimento dos valores da atitude, do companheirismo e a humildade que caracteriza esta figura tão querida e respeitada da nossa Festa, que é o Forcado Amador.
O ano passado a Festa do Forcado chegou ao Campo Pequeno - Primeira Praça de Toiros do País - e aí ganhou uma nova dimensão, com fois dias de grande emoção, com diferentes expectáculos, pontos de interesse e que se traduziram num grande ambiente vividos por quem partilha o saber, a coragem, a valentia, o espírito romântico e a amizade que formam esta grande família do Forcado.
Este ano na sua VI edição, a Festa do Forcado viaja até ao Montijo - terra conhecida pelas suas fortes tradições e ligações à Forcadagem - e realizar-se-á na Monumental Praça de Toiros Amadeu Augusto dos Santos.
A VI Festa do Forcado será mesmo o ponto alto do dia de encerramento das Festas de S. Pedro no Montijo, estando todo o público convidado a assistir ao emblemático "Torneio de Cernelhas" (onde estará em disputa o prestigiado Troféu António José da Veiga Teixeira), à execução de "Sortes Antigas", À apresentação de "Grupo de Forcados do Futuro", do "Grupo de Forcados de Antigas Glórias", bem como a presenciar outras grandes surpresas preparadas pela empresa Terra Brava e Tauromania, numa parceria com a Aplaudir.
Será, sem dúvida, um grande dia para todos aqueles que são, foram ou querem ser Forcados e para todos aqueles que admiram esta fígura ímpar e nobre da tauromaquia portuguesa.
VI Festa do Forcado - Um dia pleno de emoção e de exaltação ao Forcado Amador!
Programa:
13h00m -
1. Almoço das tertúlias do Montijo/Grupos de Forcados (porco no espeto / música ao vivo / animação);
15h00m -
2. VI Torneio Pegas de Cernelha - 38 Grupos de Forcados Amadores disputam entre si o prémio para a melhor parelha: (por ordem alfabética)
Académicos de Elvas; Alcochete; Alter do Chão; Amareleja; Aposento do Alandroal; Aposento do Barrete Verde de Alcochete; Aposento da Chamusca; Aposento da Moita; Arronches; Arruda; Azambuja; Beja; Caldas da Rainha; Cascais; Chamusca; Clube Taurino Alenquerense; Coimbra; Coruche; Évora; Moita; Monforte; Monsaraz; Montemor; Montijo; Portalegre; Póvoa de São Miguel; Ramo Grande; Real Moura; Redondo; Ribatejo; Safara; Salvaterra; Santarém; São Manços; T.T. Montijo; T.T. Terceirense; Tomar; Vila Franca.
Júri: Luís Gameiro; João José Comenda; António José Casaca; José Ribeiro da Cunha; António José Pinto.
Prémio "VI Troféu António José da Veiga Teixeira" para a melhor parelha de cernelheiros e a presença no Campo Pequeno na Tradicional Corrida de Toiros do Emigrante (8 de Agosto).
3. Reviver "Sortes Antigas" - Casa da Guarda; Pega de Costas; Pega na Cadeira - a serem realizadas pelos Grupos de Forcados Amadores de: Chamusca, Montijo e Monforte.
4. Grupo de Veteranos - Execução de um Grupo de Forcados composto por antigas glórias.
5. Forcados do Futuro - Os mais novos mostram que esta tradição única em Portugal está viva e para continuar.
6. Mesa da Tortura - Sorte tradicional realizada pelas tertúlias do Montijo.
VI Festa do Forcado
A Festa do Forcado, este ano na sua VI edição, viaja até ao Montijo no dia 30 de Junho, integrada nas Festas de São Pedro 2013.
19 de Junho de 2013 - 11:01h | Notícia por: Carlos Pegado - Fonte: - Visto: 1361 |