Quarta-feira, 24 de Abril de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

"Colete Encarnado": 81 anos de festa e afición em Vila F. Xira

Dias 5, 6 e 7 de julho (próxima sexta-feira, sábado e domingo) a festa mais típica do Ribatejo e um dos cartões de visita de Portugal está de volta a Vila Franca de Xira.
02 de Julho de 2013 - 16:01h Notícia por: - Fonte: - Visto: 1854

Dias 5, 6 e 7 de julho (próxima sexta-feira, sábado e domingo) a festa mais típica do Ribatejo e um dos cartões de visita de Portugal está de volta a Vila Franca de Xira: é a 81.ª edição do “Colete Encarnado”. Na sua origem está o objetivo de homenagear o campino,  personagem única no mundo, que guarda o gado bravo na Lezíria ribatejana.

A cidade, a 30 quilómetros a norte de Lisboa, transforma-se num ponto de encontro de uma multidão de turistas e imigrantes. Vêm à procura das largadas de touros nas ruas da cidade, da garraiada e da corrida de touros na centenária Praça de Toiros “Palha Blanco”, dos concertos musicais e da dança  (fado, folclore, sevilhanas, etc.), do convívio nas tertúlias ou da noite da “sardinha assada” (sábado), que se estende até ao raiar do dia.

A homenagem solene ao campino, às 16h00 de sábado, é um dos pontos fortes do programa, a que este ano se junta a homenagem ao fundador da festa, o lavrador José Van-Zeller Pereira Palha.

Depois da homenagem, segue-se o desfile de cavalos, atrelagens e mais de 30 tertúlias pelas ruas da cidade no meio da multidão – outro dos pontos altos da festa.

As emoções vividas ao longo de três dias são brindadas com fogo-de-artifício, à meia-noite de domingo, à beira-rio, no Jardim Municipal.

Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.