
TAP anti-taurina?
Pode a companhia de aviação até ter-se equivocado e estar a passar gato por lebre. O certo é que o filme "Um documentário Bestial!" de Nuno Costa, tem sido utilizado por diversos movimentos anti-taurinos, como Algarve Pela Abolição da Tauromaquia (AAT) apoiado por Macário Correia, Marinhenses Anti Touradas, Unidos Contra as Touradas e ANIMAL.
O filme narrado por Aldolfo Luxúria Canibal e Rui Reininho foi apresentado no dia 4 de Outubro de 2012, no Pequeno Auditório da CULTURGEST em Lisboa e contou com as presenças dos anti-taurinos na apresentação: Adolfo Luxúria Canibal, Rui Reininho, Diana Chaves, Sandra Cóias, Sandra Baptista e Mila Belo.
O autor do documentário Nuno Costa é realizador das curtas-metragens «Lucy» (vencedora de Março de 2010 no Shortcutz Lisboa e nomeada para melhor filme na 1ª edição dos Prémios Shortcutz) e «Gerações à Rasca», autor do livro de investigação «Parapsicologia, Entre a Crença e a Ciência» e trabalha como jornalista no programa Rumos (dedicado à lusofonia) da RTP África.
Sobre o filme Nuno Costa dá como nota: "como a quimera e o grifo, o touro é um animal inventado pelos homens. Na Antiguidade, os homens inventaram o touro como um animal mitológico. Nos dias de hoje, o sociólogo inventa o touro como um animal de catarse. O ganadeiro inventa o touro como um animal bravo. E com todas estas invenções, os homens acabaram por inventar um animal Bestial!"
Apesar da presença de Moita Flores no documentário, o objectivo do mesmo é claro, falar da tauromaquia enquanto uma polémica de uma tradição portuguesa.
A TAP tem por obrigação promover o turismo em território nacional e a tauromaquia pode e deve ser uma aliada nesse domínio.
Ao que parece, a sua promoção, pelo menos durante 4 meses, não será feita de todo.