Já se encontra nas bancas a NOVO BURLADERO N.º 291, referente ao mês de Fevereiro
Depois da NB de Janeiro ter sido dedicada às Ganadarias, o tema deste mês incide prioritariamente nos Forcados, com destaque para os rabejadores. Em foco, cinco entrevista recomendadas, pelo interesse de todas elas: Nuno Carvalho — um exemplo de Fé e Esperança que a todos nos dá verdadeira lição — conta-nos a sua vida, antes e depois do acidente que o deixou tetraplégico; Simão Comenda, aficionado de solera, legenda viva dos rabejadores; Carlos Silva, um dos melhores rabejadores da actualidade; Ricardo Castelo, cabo do Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca de Xira, triunfador da temporada de 2012; e João Brito, dos Amadores de Santarém, actual forcado-figura e vencedor do prémio para a melhor pega de 2012 no Campo Pequeno. Espaço ainda para uma vintena de fotos de “Rabejadores de sempre”, alguns dos mais destacados de todos os tempos. Ainda em relação à arte portuguesa de pegar toiros, a NB recuperou um interessante artigo do saudoso José Tello Barradas, “Forcados e Pegas”.
Em “Cartazes com História” recorda-se o triunfo de Curro Romero em Lisboa, novilheiro ainda, decorria o ano de 1958; No arranque da temporada de 2013, o festival de Mourão surge em destaque.
Para além de tudo isto, poderá ainda ler, como é hábito, Al Alimón, Taurocultura e Álbum de Memórias (Vítor Escudero), Estudo da Lide do Toiro Bravo (José Henriques), Tertúlia “NB” (David Leandro), A Cornamenta do Toiro de Lide (João Lucas), Efemérides (Tiago Fadigas), Recordações a Preto e Branco (António José Zuzarte), Tauromaquia Insular (José Paulo Pacheco de Lima), As Fotografias com História (Duarte Chaparreiro), Homens do Ribatejo (Sérgio Perilhão) e Ao sabor do… tempo (Manuel Ribeiro).
Não deixe de ler mais uma NB recheada de artigos de interesse. Visite a NB em www.novoburladero.com