Sexta-feira, 29 de Março de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

PROJECTO DO PS DE CRIAÇÃO DA PIDE ZOÓFILA NÃO ENTRA EM VIGOR

Comunicado sobre as votações de ontem na Assembleia da República.
07 de Dezembro de 2013 - 10:53h Notícia por: - Fonte: Taurodromo.com - Visto: 1274
PROJECTO DO PS DE CRIAÇÃO DA PIDE ZOÓFILA NÃO ENTRA EM VIGOR

Tal como a PRÓTOIRO já havia transmitido, foi hoje a votação o Projecto-Lei do Deputado animalista Pedro Delgado Alves. Esse projecto, para além de criminalizar os maus-tratos a animais de companhia, propunha transformar as associações animalistas numa verdadeira PIDE zoófila, dando-lhes poder para denunciar, sem quaisquer custos ou responsabilidades, todas as situações, verdadeiras ou falsas, de maus tratos a animais (fossem eles de companhia ou não).

Para além desta proposta verdadeiramente persecutória e atentatória dos direitos e liberdades das pessoas, propunha o Deputado Pedro Delgado Alves:

  1. Atribuir às associações animalistas o estatuto de utilidade pública;
  2. Atribuir às associações animalistas o direito de aceder a toda e qualquer informação relacionada com animais junto de organismos oficiais;
  3. Atribuir às associações animalistas o direito de participar na definição da política legislativa em qualquer matéria que envolva animais;
  4. Reconhecer às associações animalistas a qualidade de parceiro social junto dos poderes políticos para questões sobre animais;
  5. Isentar as associações animalistas do pagamento de impostos – inclusivamente de IRC e IVA quando vendam merchandising;
  6. Atribuir às associações animalistas o direito de antena na rádio e na televisão;
  7. Atribuir às associações animalistas o direito de receberem apoio técnico e financeiro do Estado;
  8. Atribuir aos dirigentes das associações animalistas um horário de trabalho flexível;
  9. Permitir que os dirigentes das associações animalistas faltem ao trabalho 10 dias por ano sem que essas faltas sejam consideradas injustificadas e sem que impliquem qualquer perda de retribuição.

Como bem se vê, o que este Projecto-Lei realmente pretendia era atribuir privilégios e prerrogativas a certas pessoas, sendo a protecção dos animais um mero pretexto para o efeito.

Felizmente imperou o bom senso e ficou clara, durante o debate parlamentar, a necessidade de proceder a alterações neste Projecto do PS.

Neste sentido o PSD apresentou outro projecto, que visa proteger os animais de companhia mas que não atribui qualquer privilégio às associações animalistas sendo, por isso, um projecto perfeitamente razoável.

Ambos os projectos-lei irão descer para serem alterados em Comissão, onde a PRÓTOIRO, juntamente com a Plataforma Sociedade e Animais e os restantes partidos políticos, vai trabalhar para que seja aprovada uma lei cujo único e verdadeiro propósito seja proteger os animais de companhia, mas salvaguardando a igualdade e os direitos das pessoas.

Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.