A segunda Tourada da Liberdade, realizada ontem em Viana do Castelo, foi um enorme sucesso a todos os níveis, com uma lotação quase esgotada, tendo sido vendidos cerca de 2550 bilhetes e esgotadas todas as 200 entradas grátis para menores. Foi uma grande manifestação do amor que os Vianenses têm à tauromaquia, uma forte mensagem defesa da Liberdade e uma importante lição de democracia dirigida a José Maria Costa.
A Tourada da Liberdade decorreu com total tranquilidade e segurança, não se tendo verificado um único incidente no que aos aficionados diz respeito. A realidade encarregou-se de desmascarar, tal como já havia sucedido no ano passado, as mentiras, os alarmes e a estratégia de medo montada por José Maria Costa: não houve absolutamente nenhum problema com a segurança da Tourada.
Pelo contrário, os manifestantes anti-taurinos, a esmagadora maioria vindos do Porto e de Lisboa, mobilizados pela Associação Animal deram, longe da praça de touros, um lamentável espetáculo de violência e de desrespeito pela ordem pública. Desaparecidos desde Agosto de 2012, vieram aproveitar os cinco minutos de fama, tendo-o conseguido através da violência. Sabemos que só voltarão a Viana do Castelo em Agosto de 2014, atraídos pelo palco mediático.
Depois destes dois anos de parceria entre o Movimento de Cidadãos “Vianenses pela Liberdade” e a Prótoiro, Viana do Castelo voltará a receber a Tourada da Liberdade em 2014, pelas Festas da Senhora da Agonia. A organização da Tourada da Liberdade de 2014 será levada a cabo pelo Movimento de Cidadãos “Vianenses pela Liberdade”.
PROTOIRO
19.08.2013