Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

Câmara Municipal de Monforte Reforça a sua Intervenção no Meio Tauromáquico

Refira-se que, em todo o país, nenhum outro Concelho, como o de Monforte, reúne condições tão favoráveis para que a união entre uma Autarquia e o meio tauromáquico se estabeleça de forma tão singular e com tanto êxito.
06 de Agosto de 2013 - 15:08h Notícia por: - Fonte: - Visto: 1234
Câmara Municipal de Monforte Reforça a sua Intervenção no Meio Tauromáquico

No âmbito das intervenções assumidas pela Câmara Municipal de Monforte, no decurso dos últimos três anos, com o intuito de recuperar e valorizar bens patrimoniais do Concelho, sobressaíram, igualmente, as medidas que incrementou e que muito contribuíram para a dignificação da Festa Brava, cujos resultados alcançaram, em 2012, grande projeção nacional e internacional.

Refira-se que, em todo o país, nenhum outro Concelho, como o de Monforte, reúne condições tão favoráveis para que a união entre uma Autarquia e o meio tauromáquico se estabeleça de forma tão singular e com tanto êxito. Se por um lado está concentrado no Concelho de Monforte o maior número de coudelarias, ganadarias e figuras de distinção do toureio, por outro há que realçar a oportunidade com que Miguel Rasquinho, o Presidente do Município, tem querido direcionar a sua atenção para o aproveitamento desses recursos, sabendo que está a captar lucros que se repercutem, essencialmente, na economia local, com relevo no setor do turismo.

Portanto, quando, no ano passado, o edil Monfortense, ao anunciar que Monforte iria ter um Centro Interpretativo de Tauromaquia, declarou que o projeto justificava-se plenamente e que aparecia na altura certa, mesmo que alguns condenassem a demora, defendendo que Monforte já merecia um espaço deste género há vários anos. Miguel Rasquinho divulgou, então, que o Centro Interpretativo de Tauromaquia seria instalado no edifício da antiga escola primária. Recentemente desocupado, o edifício é propriedade do Município e, de acordo com os objetivos propostos, pretende-se reabilitar todo o seu espaço, considerando diferentes áreas, designadamente, Museu, Galeria de Exposições, Mediateca, Sala de Conferências, Sala Multiusos e outras, entre as quais está destinada uma ao Grupo de Forcados Amadores de Monforte onde funcionará a sua ”tertúlia”.

No passado sábado, dia 3 de agosto, frente ao edifício da antiga escola primária, compareceram dezenas de populares, representantes de entidades e autarcas, entre os quais se evidenciaram os Presidentes da Assembleia Municipal de Monforte, Mário Vieira da Silva, e das Juntas de Freguesia de Monforte e Santo Aleixo, Francisco Carrilho e António Bagorro, respetivamente, e o Vice-Presidente do Executivo Camarário de Monforte, Joaquim Carrajola, para testemunharem o ato de assinatura do contrato para execução das obras, oficializado por Miguel Rasquinho e Vergílio Roque, da empresa à qual foi adjudicada a empreitada.

O Presidente do Município de Monforte, na comunicação que dirigiu a todos os presentes, voltou a reforçar o valor que este Centro terá para a comunidade monfortense, reafirmando que não pretende que este Centro Interpretativo de Tauromaquia seja apenas mais um foco das atenções e esclareceu:

“Quero, sim, que responda adequadamente às suas funções específicas para, essencialmente, valorizar a atividade tauromáquica. Precisamos, cada vez mais, de unir esforços para conter as investidas de grupos que tentam denegrir a Festa Brava e, consequentemente, preservarmos a sua envolvência cultural, embora sinta que está a formar-se finalmente uma vontade comum que permitirá fazer valer as nossas aspirações junto dos Poderes Central, Regional e Local, com competências nesta matéria”.

Seguidamente, realizou-se uma visita às instalações durante a qual Leonor Barradas, responsável pelo projeto de conceção dos espaços e sua posterior dinamização, e Ricardo Carrilho, Cabo do Grupo de Forcados Amadores de Monforte e Engenheiro Civil da Câmara Municipal de Monforte, que acompanhará a realização dos trabalhos, fizeram uma caracterização das requalificações a que serão submetidos todos os espaços, interiores e exteriores.

Entretanto, Miguel Rasquinho fez questão de demolir parte de uma parede para, dessa forma simbólica, deixar registado o início das obras.

Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.