O Tribunal Administrativo e Fiscal de Beja resolveu entregar provisoriamente à associação Animal o cão arraçado de pitbull Zico, que se encontrava no canil de Beja depois de ter morto um bebé em Janeiro.
Eufórica com a notícia, a dirigente da Animal Rita Silva explica que o cão vai agora ser rebaptizado, tal como sucede com todos os animais resgatados pela associação: “Vamos chamá-lo Mandela, porque tal como o líder sul-africano este cão também é um símbolo de liberdade. Esteve preso sete meses sem saber porquê, tal como Mandela esteve preso mais de duas décadas”.
Na origem da entrega provisória do cão à associação está uma providência cautelar interposta pela Animal, depois de a veterinária municipal de Beja ter decidido o seu abate.
Como está fechado há sete meses numa jaula de três metros quadrados, numa ala especial para cães perigosos, Rita Silva diz que vai ser necessário submetê-lo a tratamento especializado, uma vez que o seu estado se pode ter agravado.
“Primeiro vai para um hospital fazer um check-up geral”, descreve. “Desconfiamos que pode ter problemas de saúde. Depois, não excluímos o recurso a um comportamentalista animal e a uma especialista em recuperação de animais agressores.”
Mandela ficará ao cuidado da Animal até ser julgada a acção principal, ainda sem data marcada.
Público: Associação recebe pitbull que matou bebé e passa a chamá-lo Mandela
Tribunal cancela abate do cão Zico e entrega-o à Animal, que lhe dará agora o nome do histórico líder sul-africano.
01 de Agosto de 2013 - 12:41h | Notícia por: Ana Henriques - Fonte: Jornal Público - Visto: 1572 |