Quinta-feira, 28 de Março de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

Terceira Festa de Campo de Taurodromo.com

Recordamos aqui o Historial da Ganadaria Casa da Avó
19 de Abril de 2013 - 18:05h Notícia por: - Fonte: - Visto: 2357
Terceira Festa de Campo de Taurodromo.com

Recordamos aqui o Historial da Ganadaria Casa da Avó, cujo efetivo pasta nas proximidades de Vila Franca de Xira, e onde no próximo Sábado dia 20, irá realizar-se a Terceira Festa Campera do Taurodromo.com, que por motivos de chuva por duas vezes teve que ser adiada a sua realização.

 

CASA AGRÍCOLA AVÓ

 

Sinal de Orelhas

Esquerda: Brinco                       

Direita: Mosca

 

SIGLA LIVRO GENEALOGICO: 8.AP.091-PVA

Divisa: Vermelha, Amarela e Branca

Antiguidade: 27-06-1993 (Alverca)

Proprietário: José de Moura Rodrigues da Avó

Entidade Exploradora: José António Salvador Rodrigues da Avó

Representante: José António Salvador Rodrigues da Avó

Solar do Efetivo: Lezíria do Parcel, Leziria de Vila Franca de Xira

Freguesia: Vila Franca de Xira

Concelho: Vila Franca de Xira

Maioral: Joaquim da Silva Almeida Marques e Mariana Marques

Procedência: Henriques da Silva e Manuel César Rodrigues

Encaste actual: Soler, Pinto Barreiros e Outros

 

HISTORIAL DA FUNDAÇÃO

 

Ganadaria fundada pelo atual proprietário no ano de 1983, com vacas ferro de Manuel César Rodrigues e Dr. António Maria Henriques da Silva.

Posteriormente padrearam nesta ganadaria sementais com os ferros de Simão Malta (atualmente São Torcato) e Herdeiros Conde de Cabral (atualmente Diego Ventura).

O efetivo atual é composto por 65 vacas de ventre e 2 sementais: 1 com ferro Casa Avó e  1 outro com ferro de Conde Cabral.

 

Informação complementar, temporada de 2011, lidou 14 toiros nas seguintes praças:

Cartaxo a 19 de junho de 2011, corrida de toiros com o cartel: 3 toiros da Casa Avó e 3 toiros Engº. Jorge de Carvalho, cavaleiros Manuel Jorge de Oliveira - Antonio Ribeiro Telles e Filipe Vonhais que tomou a alternativa, as pegas estiveram a cargo dos Grupos de Forcados Amadores de Lisboa e Azambuja.

Nisa a 29 de julho, corrida de toiros com o seguinte cartel: 5 toiros da ganadaria Casa Avó e 1 toiro da ganadaria Luis Sousa Cabral para os cavaleiros Luis Rouxinol, Francisco Cortes e Marcelo Mendes e os Grupos de Forcados Amadores de Tomar e Alter.

Valverde (praça desmontável) 30 de julho, corrida de toiros com 6 toiros da ganadaria Casa Avó, para os cavaleiros praticantes Nelson Limas, Miguel Tavares, Manuel Comba e Maria Mira e para os Amadores David Oliveira e Ruben Inácio, Grupos de Forcados Amadores de Bencatel, Pinhal Novo e Cuba.

Temporada de 2012, lidou 20 exemplares, de entre os quais seis toiros foram lidados, a 20 de junho na X Grande Corrida de Toiros da Benedita (Alcobaça), corrida organizada pelos Bombeiros Voluntários locais, sendo os mesmos lidados pelos Cavaleiros de alternativa Pedro Salvador, Filipe Gonçalves e Marcelo Mendes, e as pegas a cargo dos Grupos de Forcados Amadores de Tomar, Azambuja e Coimbra.

Para a presente temporada irão ser lidados três curros de novilhos, sabendo-se que um destes irá ser lidado na localidade de Benedita. Quanto aos outros dois, por enquanto nada se sabe.

 



 



 

 

Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.