A “V Grande Festa do Forcado” arranca sexta-feira à noite no Campo Pequeno com um espectáculo de variedades taurinas que será antecedido por uma recriação histórica sobre as origens e evolução dos “Moços de Forcado”.
“Forcado, a Coragem Lusitana” é o nome sob o qual se fará essa recriação histórica, num espectáculo que contará também com a participação de nomes famosos da televisão, da rádio e desporto, como Nicolau Breyner, Luís Esparteiro, Tozé Martinho, Carlos Xavier, Ricardo e muitos outros.
As variedades taurinas constituirão a apresentação do projecto de toureio a cavalo da Academia de Toureio do Campo Pequeno. Serão lidados quatro novilhos pelos cavaleiros praticantes Maria Mira e Manuel Vacas de Carvalho e os amadores Jacobo Botero e Cláudia Almeida.
As pegas serão executadas por um grupo de forcados constituído pelos cabos dos 38 grupos que no sábado disputarão “V Torneiro de Cernelhas”, capitaneados por Diogo Sepúlveda.
A festa prosseguirá na Discoteca Musicais, em Lisboa.
No sábado, a partir das 15 horas disputa-se o “V Torneio de Cernelhas” para atribuição do troféu “António José a Veiga Teixeira” para a melhor parelha de cernelheiros e a entrada no cartel da corrida de 3 de Maio, no Campo Pequeno.
Serão também revividas as sortes antigas (Pega de Costas, Casa da Guarda, Pega na Cadeira e D. Tancredo) e actuarão os forcados veteranos e os do futuro.
Às 23 horas realiza-se a “Festa na Arena”, com a participação do agrupamento musical “Los 3 Sangres” e Dj’s, prolongando-se até de madrugada.